Atividades de Extensão

ATIVIDADES EM ANDAMENTO:

  1. Agro Centro-Oeste Familiar (Evento - 2023-2028 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Consiste em uma feira de exposições da agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro. Tem duração de quatro dias e a estrutura é organizada, a cada dois anos, nas dependências da Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO, com atividades na Escola de Agronomia e demais unidades acadêmicas, sendo que a principal concentração de atividades se dá no Centro de Eventos da UFG.
  2. Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para a Agenda 2030 (Programa - 2023 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Visa articular a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação com o fortalecimento da agricultura familiar e a consecução da Agenda 2030, especialmente do ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável. Propiciará que docentes e discentes das instituições de ensino brasileiras realizem atividades de extensão para e com os(as) agricultores(as) familiares, identificando problemas e construindo soluções para sua sustentabilidade econômica, social e ambiental.

  3. Nuclisolos: reprocessamento de resíduos urbanos e agroindustriais na produção de fertilizantes naturais (Projeto - 2023 - Coordenação: Eliana Paula Fernandes Brasil) - Objetiva o reprocessamento de coco verde na produção de fibras e pó de coco, resultando em substratos orgânicos, fertilizantes organominerais e fertilizantes naturais sob o preceito do modelo orgânico, contribuindo para ganhos ambientais, sociais e econômicos, beneficiando municípios goianos.

  4. Palestras sobre Irrigação (Projeto - 2023 - Coordenação: José Alves Júnior) - A UFG é constantemente demandada para ministrar palestras em eventos do agronegócio sobre o tema irrigação. Assim, este projeto objetiva atender a essa demanda da comunidade em geral, por meio de palestras sobre sistemas de irrigação e técnicas de manejo. As palestras podem ser agendadas diretamente com o docente/coordenador, que atenderá à demanda conciliando-a com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  5. Plantemos para o Cerrado 2 (Projeto - 2023 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Visa distribuir gratuitamente à sociedade goiana mudas de espécies frutíferas, ornamentais e madeireiras nativas dos Cerrados.

  6. Ciência de alimentos em foco (Projeto - 2023 - Coordenação: Tatianne Ferreira de Oliveira) - Objetiva expor os trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos por alunos do programa de Ciência de Alimentos, visando torná-los conhecidos junto à comunidade externa, bem como influenciar e encorajar novos alunos a ingressarem no projeto.

  7. Revista de divulgação AgroUFG News (Projeto - 2023 - Coordenação: Luis Carlos Cunha Junior) - Em comemoração aos 60 anos da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás, está sendo lançada a revista AgroUFG News, que é um periódico eletrônico destinado ao registro e divulgação de ações e pesquisas desenvolvidas na EA, a fim de fortalecer relações entre a instituição e a comunidade. Compõe-se das seguintes seções: Editorial; Entrevista; Opinião (publicação de artigos de opinião); Manual Técnico (passo a passo para a confecção de algo); AgroUFG News Responde (especialistas da EA respondem às dúvidas dos leitores); Pesquisa (divulgação de pesquisas de impacto produzidas na EA); Extensão (divulgação de projetos de extensão desenvolvidos pela EA); Boletim Técnico (informações técnicas sobre determinado assunto); e Ano “Tema” na Escola de Agronomia (a cada ano um tema será abordado). 

  8. Apiagro - Apiário Escola de Agronomia UFG (Projeto - 2023 - Coordenação: Gisana Cristina Alves Bueno) - Objetiva a implantação de um apiário na Escola de Agronomia da UFG, visando à produção de mel com identidade local e insumos provenientes das colmeias, bem como fortalecer a apicultura na região, promover o aumento da produção e qualidade do mel regional, desenvolver pesquisas na cadeia do mel, capacitar estudantes e promover a conscientização da comunidade sobre a importância da apicultura para o meio ambiente, biodiversidade e segurança alimentar.

  9. Encontro Nacional sobre Mecanização, Colheita e Transporte Florestal - Região Centro-Oeste (Evento - 2023 - Coordenação: Lívia Thais Moreira de Figueiredo) - Visa contribuir para a formação acadêmica dos discentes de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Florestal e afins, acerca da área de Técnicas e Operações, além de discutir sobre as problemáticas que envolvem a matriz curricular dos cursos de Engenharia Florestal das universidades e institutos de ensino brasileiros, no que cerne a esta área.

  10. Coleta seletiva e vermicompostagem no CEPAE/UFG (Evento - 2023 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Objetiva oferecer conhecimento, sensibilização e conscientização sobre a importância da separação adequada de resíduos, de forma a promover a sua reutilização, reciclagem e redução na geração dos impactos causados pelo seu descarte aleatório. Pretende-se, ainda, promover a adequada destinação e reutilização de resíduos orgânicos com a implantação de composteiras domésticas, as vermicomposteiras. A oficina será realizada para alunos do 9º ano, professores e comunidade externa, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG, na cidade de Goiânia, de forma lúdica, teórica e prática. A metodologia da oficina envolve as atividades de planejamento, reuniões, preparação de materiais (didáticos, lúdicos, teóricos e práticos) e a execução propriamente dita.

  11. Oficina coleta seletiva e vermicompostagem para o evento UFG em Todo Lugar (Evento - 2023 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Objetiva oferecer conhecimento, sensibilização e conscientização sobre a importância da separação adequada de resíduos, de forma a promover a sua reutilização, reciclagem e redução na geração dos impactos causados pelo seu descarte aleatório. Pretende-se, ainda, promover a adequada destinação e reutilização de resíduos orgânicos com a implantação de composteiras domésticas, as vermicomposteiras.

  12. NuPlant: Consultoria Especializada em Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas (Prestação de Serviços - 2023-2028 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Objetiva a prestação de serviços, seja por meio de análises químicas ou desenvolvimento de pesquisas, em parceria com a iniciativa privada e/ou pública. Ao mesmo tempo, visa à realização de acompanhamento, monitoramento e orientações, bem como reuniões relacionadas à capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação.

  13. Formação de instrutores para cursos de produção de mudas em viveiros florestais (Curso - 2023-2024 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Objetiva capacitar profissionais para atuar como instrutores em cursos de viveiros florestais e produção de mudas de espécies florestais ofertados pelo Viveiro Florestal e Pró-Floresta. Espera-se oferecer uma turma por ano e que sejam ministrados pelo menos quatro cursos por ano para instituições das mais diversas áreas de atuação, que procuram recorrentemente o Pró-Floresta demandando capacitação na produção de mudas em viveiros florestais.

  14. Curso On-Line de Inventário Florestal (Curso - 2023-2027 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Objetiva diagnosticar o potencial produtivo ou de preservação de florestas nativas ou plantadas, visando produzir informações quali-quantitativas para fins de conservação, produção e autorização de supressão de vegetação. O curso foi elaborado para atender à demanda de empresários, profissionais, estudantes e produtores rurais que procuram se capacitar profissionalmente. Aborda o inventário em florestas nativas e plantadas. As inscrições ocorrem em fluxo contínuo. Compreende cinco módulos teóricos e dois exercícios de avaliação. O acesso à turma é liberado pelo período de 1 ano (365 dias). O curso é feito por meio de um e-book, em plataforma html, e a sala de aula virtual está disponível pelo Google Classroom. O ambiente de aprendizagem foi desenvolvido pelo Centro de Aprendizagem em Rede da UFG - CIAR/UFG e está registrado no ISBN: 978-85-495-0228-5. No curso, aborda-se a teoria de amostragem; amostragem aleatória simples; fitossociologia e diversidade de espécies; mensuração florestal (diâmetro, altura, volume) e relações hipsométricas (DAP x H).

  15. Assessoria a projetos de irrigação e uso racional da água (Projeto - 2022-2025 - Coordenação: José Alves Júnior) - Visa tornar os discentes mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho após sua formação, e sua inserção em situações práticas que serão enfrentadas enquanto profissionais, contribuindo para sua formação e melhorando sua autoconfiança; oferecer noções básicas na área de hidráulica e irrigação aos discentes envolvidos no projeto, os quais buscarão soluções para cada área em particular, com troca de conhecimento entre os docentes e discentes da EA e a comunidade externa; estimular os discentes para o campo da pesquisa, em busca de novas soluções para determinados problemas enfrentados na área de consultoria de irrigação; atender à demanda de instalação e manutenção de projetos de irrigação de forma menos agressiva, focando em aspectos de preservação do meio ambiente, resultando em, além de mais áreas irrigadas na região, melhor qualidade de vida para a população; estimular a comunidade a valorizar os produtos oriundos da agricultura irrigada oferecidos ao mercado consumidor em períodos de estiagens, mostrando as vantagens econômicas para o agricultor, melhorando seu dia a dia e sua renda, assim como para toda a comunidade local, por ser uma técnica que demanda emprego em todas as épocas do ano; integrar os alunos da EA com os possíveis campos de trabalho, propiciando-lhe maturidade, iniciativa nas tomadas de decisões e vivência prática na resolução de problemas, focando em aspectos de ecologia e preservação ambiental.

  16. Manejo da irrigação na cultura do tomate industrial em Goiás (Projeto - 2022-2025 - Coordenação: José Alves Júnior) - Objetiva desenvolver um software de fácil interface para os usuários, o qual integra as variáveis necessárias para auxiliar, de maneira simples e prática, o manejo da irrigação do tomateiro para fins industriais, irrigado por pivô central, no estado de Goiás. O IrrigaTomate® foi desenvolvido em duas versões: uma para o planejamento e outra para a tomada de decisão. O planejamento apresenta-se na forma de um calendário de irrigação, com informações de quando e quanto irrigar, após o usuário informar: a) o município; b) a data prevista de transplantio das mudas em campo; c) tipo e sistema de preparo do solo (plantio direto ou convencional); c) a eficiência, área e lâmina mínima do pivô central. A versão de tomada de decisão (manejo) exige, além dos dados de entrada já informados, informações do solo (granulometria/textura), quantidades diárias de chuva que estão ocorrendo ao longo do ciclo e quantidades de irrigações efetivamente realizadas. Com isso, o usuário terá as informações de quando e quanto irrigar de forma mais assertiva, pois são utilizados dados coletados em tempo real em estações meteorológicas automáticas instaladas nas microrregiões climáticas homogêneas de Goiás, obtendo-se uma melhor estimativa da duração de cada estádio fenológico da cultura (por soma térmica) e da evapotranspiração diária. Portanto, o IrrigaTomate® (www.irrigatomate.com.br) é um software que, além de aconselhar o usuário sobre quando e quanto irrigar, registra o manejo efetivamente realizado na lavoura ao longo do ciclo.

  17. Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEMP) (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Patrícia Guimarães Santos Melo) - Tem por finalidade reunir discentes, docentes, pesquisadores, técnicos e profissionais que se interessem por atividades relacionadas à produção agrícola e melhoramento de plantas, promovendo a constante atualização e aperfeiçoamento de seus associados e comunidade envolvida, visando à aquisição e elevação de conhecimentos na área. As atividades propostas pelo grupo envolvem a condução de pesquisas científicas, discussões de temas relevantes na área e difusão de conhecimento por meio de apresentações de palestras, minicursos, seminários, simpósios, dias de campo e publicações científicas.

  18. Plantemos para o Cerrado (Projeto - 2022-2023 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Visa produzir mudas de espécies frutíferas, ornamentais e madeireiras nativas dos Cerrados e distribui-las sob a forma de doações à sociedade goiana.

  19. Meliponário Escola CEPAE (Projeto - 2022-2023 - Coordenação: Gisana Cristina Alves Bueno) - Propõe a implantação de um Meliponário Didático nas instâncias do CEPAE, onde serão realizadas atividades com estudantes de escolas/instituições públicas e privadas, por meio de visitas de turmas de alunos. As crianças poderão assistir apresentações orais, observar e aprender sobre o comportamento de cada espécie de abelha, vivenciar atividades sensoriais como a degustação dos diferentes méis e aprender sobre a diversidade das abelhas brasileiras.

  20. Forest influencer (Projeto - 2022-2024 - Coordenação: Sybelle Barreira) - O projeto "Forest influencer" surgiu para que o curso e todas as atividades da Engenharia Florestal, no âmbito dos servidores e discentes, sejam comunicadas ao público. O projeto será desenvolvido por grupo de discentes para a criação e gestão do conteúdo do curso em rede social e site. A moderação será realizada pelos servidores envolvidos no projeto. Pretende-se alcançar o público interno da UFG e o público externo, inclusive estudantes do ensino médio, interessados no curso.

  21. Laboratório de Melhoramento de Precisão (LMP)/Precision Breeding Lab (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Rafael Tassinari Resende) - Propõe a utilização do Laboratório de Melhoramento de Precisão - LMP da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), para realizar atividades de qualificação profissional, experimentação e análises estatísticas de dados, atendendo a necessidades de estudantes e/ou profissionais de empresas privadas e públicas e amparando, assim, as demandas da comunidade externa à UFG. Espera-se: i) promover cursos, capacitações e eventos científicos; ii) desenvolver estudos que fomentem o conhecimento científico em genômica, ambientômica e fenômica; iii) realização de serviços de consultorias para empresas/instituições que tenham por intenção executar projetos relacionados ao melhoramento de precisão; iv) desenvolvimento de recursos humanos da UFG, em nível de graduação e pós-graduação, pelo envolvimento direto dos discentes nas ações propostas; v) melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, pós-graduação e laboratórios da universidade; vi) capacitação continuada sobre o melhoramento de precisão, visando ao desenvolvimento e treinamento de produtores agrícolas/florestais, pesquisadores, professores e discentes de graduação e pós-graduação envolvidos.

  22. Geotecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Regional: Elaboração de Documentos Cartográficos (Prestação de Serviços - 2022-2025 - Coordenação: Diogo Silva Pena) - Visa atender à sociedade civil pública e privada em diversas áreas de atuação, por meio de ferramentas de geoprocessamento. Podemos contribuir elaborando documentos cartográficos, que são instrumentos fundamentais para a gestão e desenvolvimento de atividades em várias áreas.

  23. Cursos de Irrigação (Curso - 2022-2025 - Coordenação: José Alves Júnior) - Cursos destinados a alunos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Arquitetura, Designer de Interiores e profissionais que trabalham com irrigação em geral. Envolve 4 módulos: 1) Hidráulica Básica; 2) Produtos de Irrigação; 3) Projetos de Irrigação; 4) Montagem e Manutenção de Irrigação.

  24. Projeto LabAm - Formação Extensiva (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima) - Visa atender à comunidade em geral, bem como à Escola de Agronomia e Faculdade de Artes Visuais, em seus diversos setores, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Intenta-se oferecer atividades de capacitação de forma continuada, por meio de cursos, minicursos e afins, palestras, seminários, participação em eventos técnico-científicos, consultas e visitas técnicas que envolvam as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharias. Envolverá a participação de discentes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos das seguintes instituições: UFG, UFRGS, UnB, UFFS, USP e IAU/USP São Carlos para a execução das atividades, capacitando-os para o seu desenvolvimento profissional. Além das IES citadas, há uma parceria com o grupo Wiki Movimento Brasil, organização privada sem fins lucrativos, único afiliado da Wikimedia Foundation no país, responsável por projetos de difusão da Wikipédia e das demais plataformas Wikimedia. Os cursos propostos pela equipe do Laboratório do Ambiente (LabAm) surgem da necessidade de ampliação do conhecimento e capacitação nas áreas que são estudadas em pesquisas desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade urbana, mudanças climáticas, representação arquitetônica e da paisagem, paisagismo, planejamento urbano e patrimônio histórico.

  25. Desenvolvimento de ações nacionais e internacionais visando à sustentabilidade de plantas nativas, aromáticas e medicinais (Projeto - 2022-2024 - Coordenação: Tatianne Ferreira de Oliveira) - Busca ações visando à sustentabilidade de plantas aromáticas, medicinais e nativas da região do Cerrado goiano. Neste contexto está o desenvolvimento de atividades agrícolas relacionadas a tratos culturais de plantas aromáticas e medicinais, preparo do solo, plantio, cursos ofertados para discentes da Escola de Agronomia, parceiros internacionais e comunidade em geral.

  26. Flores além do jardim (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Larissa Leandro Pires) - Objetiva levar à comunidade em geral conhecimentos sobre diferentes espécies de plantas ornamentais, inserindo-as em seu dia a dia. Terá duração de cinco anos, sendo realizado em Goiânia e região metropolitana. Serão realizadas ações envolvendo eventos mostrando a importância das plantas ornamentais na qualidade de vida das pessoas, com ações lúdicas e práticas, e inserção de vegetais nos ambientes, bem como oficinas, mostras, feiras, etc. voltadas para a comunidade em geral, envolvendo ensinamentos nas áreas de propagação, cultivo e manutenção de espécies de plantas ornamentais em diferentes ambientes. As ações serão realizadas por alunos dos cursos de Agronomia, Design de Ambientes, Arquitetura e Engenharia Florestal, sob a orientação de professores do curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Os locais de atuação (parques, praças, escolas municipais, etc.) serão escolhidos no decorrer do desenvolvimento do projeto, em função da disponibilidade e atividades planejadas. Os materiais vegetais e não vegetais serão anteriormente preparados e trabalhados pelos alunos integrantes do projeto, sob orientação dos professores. Os alunos integrantes serão, então, capacitados pelos professores para orientar a realização das ações, ficando, em seguida, responsáveis pela condução das mesmas. Após o término de cada ação, os alunos, juntamente com os professores, farão a avaliação do evento, visando ao seu aprimoramento posterior. Espera-se, com o projeto, beneficiar usuários de diferentes espaços verdes; amenizar os impactos advindos do ritmo acelerado de vida das pessoas e do isolamento social devido à Covid-19, por meio da interação com as plantas; melhorar a qualidade de vida desses usuários e levar ações alternativas por meio do contato e cultivo de plantas ornamentais, para minimizar sentimentos negativos como ansiedade, estresse, etc.

  27. Gestão Florestal II (Projeto - 2022-2026 - Coordenação: Carlos Roberto Sette Junior) - Propõe difundir conhecimento técnico-cientifico e promover ações e atividades relacionadas à gestão de recursos florestais no estado de Goiás, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas, promoção de cursos de extensão, treinamentos e prestação de consultoria e assessoria técnica nas áreas de conhecimento relacionadas à gestão florestal, como solo e nutrição de plantas, pragas e doenças florestais, melhoramento genético, manejo e inventário florestal, certificação ambiental e florestal e qualidade da madeira e biocombustíveis. Objetiva-se: i) expansão de florestas plantadas e gestão florestal adequada; ii) aumento da interação entre a universidade e a comunidade/sociedade florestal; iii) geração de informações científicas para subsidiar as ações de extensão e de ensino; iv) desenvolvimento dos recursos humanos da UFG, em nível de graduação e pós-graduação, pelo envolvimento direto dos discentes nas ações propostas; v) melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, pós-graduação e laboratórios da universidade; vi) capacitação continuada sobre a gestão florestal sustentável, visando ao desenvolvimento e treinamento do produtor florestal, pesquisadores, professores e discentes de graduação e de pós-graduação envolvidos.

  28. Pró-Floresta IV (Prestação de Serviços - 2022-2027 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Projeto de conservação da natureza por meio da capacitação profissional e pela prestação de serviços técnico-científicos de inventários florestais e de reflorestamento no Cerrado. São ofertados cursos de curta duração e desenvolvidas ações de planejamento e execução de serviços florestais. São produzidas e comercializadas mudas de espécies florestais nativas do Cerrado, no Viveiro-Escola.

  29. NuPlant - Laboratório de Nutrição de Plantas (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Objetiva a prestação de serviços à comunidade acadêmica da UFG e do meio externo, por meio de análises químicas de tecidos vegetais e compostos orgânicos, além do desenvolvimento de pesquisas de qualidade em parcerias com a iniciativa privada e/ou pública. Ainda, pretende-se realizar a capacitação de estudantes em nível de graduação e pós-graduação, no âmbito do desenvolvimento de estágios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Ao mesmo tempo e dependendo da disponibilidade orçamentária durante a condução do projeto, pretende-se promover a qualificação da equipe técnica do projeto quanto a cursos de aperfeiçoamento (treinamentos) e em língua estrangeira (inglês e espanhol), com o intuito de capacitar novas parcerias a nível internacional. Para tanto, além do desenvolvimento de experimentos de casa-de-vegetação, campo e laboratório e das análises laboratoriais, os integrantes do grupo participam de um programa de formação em pesquisa, onde aprendem como planejar, desenvolver, analisar dados e escrever trabalhos científicos.

  30. Aleia de Ipês - Uma Cortina de Cores (Projeto - 2022-2024 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Objetiva dar continuidade ao projeto iniciado em 2021. Serão conduzidos plantio e substituição das árvores que não prosperaram e adicionado um contingente de 265 exemplares das espécies a serem empregadas, dando continuidade ao projeto inicial, bem como limpeza da área, coroamento, abertura de novas covas, adubação, combinação de espécies, condução das mudas e demais práticas, visando à manutenção do quebra vento de ipês.

  31. Cervejamos: estudos sobre a produção, degustação e mercado de cerveja artesanal (Projeto - 2022-2027 - Coordenação: Francielo Vendruscolo) - Continuação da primeira edição do projeto Cervejamos, que teve duração de 5 anos, e tem por objetivo desenvolver a cultura da cerveja artesanal na região Centro-Oeste do país pelo desenvolvimento de estudos sobre a produção, ministração de cursos e palestras, mosturações demonstrativas e coletivas e análise do mercado de cervejas artesanais [Projeto Cervejamos (Se Liga na UFG - TV UFG - 2017)].

  32. Validar Protocolos, Realizar Treinamentos ou Executar Análises Fitopatológicas e Avaliações de Defensivos Agrícolas por Meio de Técnicas Convencionais ou Moleculares (Projeto - 2021-2025 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Objetiva a detecção e identificação precisa de micro-organismos patogênicos, avaliar novos produtos fitossanitários quanto à eficiência agronômica, especificidade e/ou impacto ambiental causados pelos mesmos; fornecer  laudos técnicos que poderão ser utilizados pelas empresas de defensivos agrícolas para solicitação de registros dos mesmos junto ao Ministério da Agricultura e/ou IBAMA; fornecer laudos técnicos que permitam a classificação de defensivos agrícolas já registrados junto ao Ministério da Agricultura e/ou IBAMA; emitir laudos técnicos de análise sanitária em sementes, plântulas, meristemas, mudas e/ou partes vegetais aéreas ou subterrâneas; organizar e executar treinamentos, cursos e outras formas de eventos técnico-científico para transferência e difusão de conhecimentos de detecção, identificação e/ou manejo de micro-organismos de interesse agropecuário e proferir palestras sobre detecção, identificação e/ou manejo de micro-organismos de interesse agropecuário.

  33. Herbil - Projeto de Ações para Garantir o Uso Racional de Herbicidas (Projeto - 2021-2025 - Coordenação: Virgínia Damin) - Objetiva propor ações que possam contribuir para o estabelecimento de práticas de uso racional de herbicidas, que envolvem o treinamento de profissionais e estudantes, para que estejam aptos a recomendar herbicidas considerando-se as condições edafoclimáticas na qual as áreas produtivas estão inseridas, o desenvolvimento de pesquisas em parceria com produtores e a difusão de resultados de pesquisa que possam contribuir para o estabelecimento de práticas de manejo mais sustentáveis.

  34. Revista TreeDimensional (TreeD) (Projeto - 2021-2026 - Coordenação: Rafael Tassinari Resende) - A revista TreeDimensional (TreeD, ISSN: 2447-9228) é um periódico científico de acesso aberto, imparcial e de revisão por pares, vinculado ao Pró-Floresta (UFG/EA). A TreeD visa a um alcance internacional, com publicação contínua, uma vez que os manuscritos científicos sejam aceitos. O principal objetivo do periódico engloba a Ciência Florestal, bem como publicar artigos sobre medições de biomassa, tanto no quadro de crescimento de árvores quanto nas características físicas e químicas da madeira. Serão consideradas submissões baseadas em plantações de produção ou em florestas naturais. Foco especial será dado para tecnologias florestais já consolidadas ou tecnologias baseadas em sensores; ou por meio de novas geotecnologias embarcadas em drones e/ou satélites. O escopo da revista também se estende à avaliação das medidas florestais, para melhoria das práticas florestais produtivas; para lidar com cenários de mudanças climáticas; melhoramento genético de árvores; conservação da natureza; e políticas ambientais, entre outros.

  35. UFG Nuclisolos Agroambiental (Programa - 2021-2025 - Coordenação: Eliana Paula Fernandes Brasil) - Fundamenta-se na aplicabilidade da biotecnologia ambiental, que pode ser entendida como sendo a manipulação de organismos vivos ou parte deles, para o desenvolvimento de tecnologia, possuindo multidisciplinariedade nas áreas de atuação, que são caracterizadas pela associação do Núcleo de Pesquisas em Biologia e Bioquímica dos Solos do Cerrado, Cippal, Peed Ambiental e Laboratório de Física de Solo, que unem esforços profissionais para promover um mapeamento digital, por meio de amostragem representativa de geradores/fornecedores de resíduos urbanos e agroindustriais nas principais mesorregiões do estado de Goiás. As amostras de resíduos urbanos e agroindustriais serão caracterizadas em seus parâmetros físicos, químicos e biológicos, em consonância com as especificações do MAPA, para a produção de diferentes formulações de biocondicionadores orgânicos, fertilizantes organominerais biológicos, biofertilizantes de extratos vegetais e de compostos orgânicos, que poderão ser validados agronomicamente em ensaios experimentais em diferentes espécies agrícolas, olerícolas, frutíferas e florestais, dentre outras, como fonte nutricional alternativa aos fertilizantes sintéticos. As Instituições participantes/parceiras com ações no Programa UFG NucliSolos Agroambiental são: Universidade Estadual de Goiás (Campus Anápolis e Santa Helena), Instituto Federal Goiano (Campus Morrinhos), Faculdade Evangélica de Goianésia e Acqua Ambiental Soluções Integradas Eireli (ACQUA).

  36. Laboratório de Física do Solo (Projeto - 2021-2026 - Coordenação: Vladia Correchel) - Proporcionará a docentes, discentes, técnicos da UFG e de outras instituições, bem como à comunidade em geral, a capacitação de recursos humanos, aperfeiçoamento profissional e acesso à realização de coleta, análises e interpretação de indicadores físicos e hídricos do solo e de substratos. Também prestará serviços à comunidade por meio da realização de análises granulométricas (pelo método do densímetro e da pipeta); densidade de partículas ou massa específica de grãos (pelo método do balão volumétrico ou picnômetro); umidade do solo, densidade global ou densidade aparente do solo; condutividade hidráulica do solo; estabilidade de agregados via água e via seca; curvas características de água do solo (por meio de mesas de tensão e câmaras de Richards); e resistência mecânica do solo (em campo e em laboratório), além da análise física e hídrica de substratos para atender à legislação vigente.

  37. Cippal Engenharias Agrárias (Projeto - 2021-2026 - Coordenação: Cleonice Borges de Souza) - Visa registrar a Cippal Engenharias Agrárias, a Empresa Júnior da Escola de Agronomia da UFG, enquanto parte relevante e essencial, como ferramenta a complementar e apoiar a formação dos discentes, a partir do conjunto de atividades e ações que desenvolve junto à sociedade, por meio da prestação de serviços e do desenvolvimento de projetos agroindustriais. O projeto será desenvolvido por meio da participação dos discentes-membros da Cippal Engenharias Agrárias. Em conformidade com Brasil Júnior, prestará serviços a micro, pequenas e médias empresas e realizará atividades de extensão sem fins lucrativos, buscando o benefício da comunidade e da população em geral. Quando não houver demanda da sociedade pela elaboração de projetos, estes serão prospectados no mercado.

  38. NuPlant - Grupo de Pesquisa Avançada em Nutrição Mineral de Plantas (Projeto - 2020-2023 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Objetiva desenvolver pesquisas de qualidade e capacitar estudantes de graduação e pós-graduação ao desenvolvimento dessas pesquisas. Para tanto, além do desenvolvimento de experimentos de casa-de-vegetação, campo e laboratório e das análises laboratoriais, os integrantes do grupo participam de um programa de formação em pesquisa, onde aprendem como planejar, desenvolver, analisar dados e escrever trabalhos científicos.

  39. Trabalhos Manuais e Renda (Projeto - 2020-2023 - Coordenação: Heloina Teresinha Faleiro) - O projeto realizar-se-á em uma comunidade de mulheres, e a ideia surgiu a partir do conhecimento da sua existência e da percepção de que o grupo necessitava de motivação para se reunir e fazer mais para si e para o próximo. Algumas componentes fazem trabalhos manuais individualmente e comercializam em pequena escala e de forma desordenada. A comunidade será tratada como Colmeia M.O.A., sendo composta por 30 mulheres, em 21 de setembro de 2020, e se reúne a cada quinze dias no Condomínio Livres Construtores, às terças-feiras, no período noturno, localizado à Avenida Areião, Setor Pedro Ludovico, em Goiânia - GO. Em tempos de pandemia, os encontros têm sido virtuais, mas voltarão a ser presenciais assim que a pandemia passar. Esse grupo almeja produzir e comercializar trabalhos manuais, em parte para angariar recursos para geração de renda para cada participante e, em parte, para realizar filantropia, adquirindo conhecimento, treinamento e habilidades (aquelas que não têm), bem como intensificar/resgatar as relações sociais do grupo, melhorar a autoestima e os valores pessoais.

  40. Grupo de Estudos Agronômicos em Cana-de-Açúcar (GEA-Cana UFG) (Projeto - 2020-2026 - Coordenação: Rommel Bernardes da Costa) - Tem como função difundir o conhecimento sobre a cultura da cana-de-açúcar e seus diversos derivados a discentes e pequenos, médios e grandes produtores rurais que exploram essa cultura.

  41. Grupo de Estudos Agronômicos em Cafeicultura (Geacaf-UFG) (Projeto - 2020-2026 - Coordenação: Rommel Bernardes da Costa) - Visa atender à demanda de produtores rurais, consumidores locais e discentes internos e externos à UFG, com o objetivo de difundir técnicas de produção, manejo e controle de qualidade para uma produção de café de maneira sustentável.

  42. Espaço Bambu (Projeto - 2020-2025 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - A Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Cultura do Bambu no Estado de Goiás - Rede Bambu Goiás/UFG identifica, seleciona e convida artesãos, artistas, empresários e produtores rurais que trabalham com bambu e produtos derivados, em Goiás e outros estados, para participar de uma exposição permanente de artefatos de bambu (Museu do Bambu), com vistas à divulgação de seu trabalho, juntamente à apresentação do potencial de uso do bambu, com a possibilidade de comercialização aos visitantes. Também são divulgados resultados de projetos de pesquisa com bambu, bem como realizados palestras, demonstrações, oficinas, cursos, treinamentos, visitas técnicas, dias de campo, etc. A este conjunto de ações e atividades, dá-se o nome de Espaço Bambu, que encontra-se vinculado ao programa de extensão UFG nos Parques, que é realizado nas dependências da Vila Ambiental, no Parque Areião, na cidade de Goiânia, GO.

  43. Monitoramento e identificação taxonômica de mosca-das-frutas Anastrepha spp. e Ceratitis capitata (Projeto - 2020-2025 - Coordenação: Marcos Fernandes Oliveira) - Objetiva inventariar e identificar as moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) que ocorrem nos municípios goianos pertencentes à área com Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para Anastrepha grandis. As coletas serão realizadas semanalmente, em armadilhas modelo McPhail com atrativo alimentar (proteína hidrolisada).

  44. Capoeira Angola em Movimento, Ancestralidade e Fundamentos (Projeto - 2020-2025 - Coordenação: Gilberto Alessandre Soares Goulart) - Traz como proposta inicial a vivência da capoeira Angola, antiga, dentro da comunidade universitária da UFG, efetuando, assim, uma ligação com a ancestralidade e muitos de seus elementos, propondo uma melhor qualidade de vida física, mental e espiritual, atendendo à comunidade acadêmica de forma geral, bem como à comunidade externa à UFG. Pretende-se, ainda, firmar um intercâmbio e cooperação com outras entidades, tais como a Associação e Grupos de Capoeira Angola situados no município de Goiânia, bem como no estado de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul,  Rio de Janeiro, Santa Catariana (com a professora da UFSC, Astrid Baecker Avila, que trabalha com práticas corporais/educação popular) e, finalmente, um intercâmbio com o grupo de capoeira Angola Mandingueiros do Amanhã, ligado a trabalhos com os quilombos do Maranhão, e, com isso, promover um processo de cooperação com os quilombos no Maranhão, efetuando o aprendizado da cultura popular do Maranhão, tais como a capoeira e o tambor de crioula. O presente trabalho já vem sendo realizado no âmbito da UFG desde o ano de 2016, porém, sem estar cadastrado. As atividades envolvem o aprendizado da capoeira Angola, com movimentação (ginga e movimentos diversos), musicalidade e confecção de instrumentos, aprendizado da história de capoeira Angola e da capoeira Regional, com palestras e vivências com mestres de capoeira convidados.

  45. Bate-Papo Bambu Goiás (Projeto - 2020-2025 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Objetiva oportunizar aos membros da Rede Bambu Goiás, bem como a pessoas da sociedade em geral, o aprendizado acerca do bambu em seus diversos aspectos, mediante a participação em sessões de bate-papos, com trocas de experiências com profissionais de reconhecida experiência no trabalho com bambu.

  46. Extensão Rural: Formação - Comunidade - Produção e Consumo de Alimentos (Projeto - 2020-2023 - Coordenação: Dinalva Donizete Ribeiro) - Constitui-se em um campo de formação profissional-cidadã a estudantes, qualificação de processos à comunidade, aprimoramento a servidor@s das instituições envolvidas e, por fim, de consciência, na produção e consumo de alimentos. Articulam-se ambientes e pessoas interessadas em processos de produção e consumo de alimentos: estudantes, famílias camponesas, organizações sociais, servidor@s da UFG, do IFG e do IFGoiano, entes da comunidade/consumidor@s. Desenvolvem-se ações em parceria com comunidades camponesas, mirando processos materiais e imateriais no campo e na cidade, (agri)cultura, com destaque àqueles relacionados à agroecologia e à cultura alimentar.

  47. Conversa Fiada: Comunicando mulheres, seus saberes e suas práticas (Projeto - 2020-2023 - Coordenação: Dinalva Donizete Ribeiro) - Constitui-se em um tempo-espaço de articulação, elaboração e vazão entre conhecimentos, saberes e práticas empreendidas por mulheres. Reúnem-se mulheres do campo e da cidade, da metrópole e do interior, jovens e anciãs, interessadas em trocar experiências para qualificar ações nas suas comunidades, junto às suas famílias e voltadas para si mesmas, com o objetivo de (re)conhecer suas trajetórias, ao mesmo tempo em que demarca seus territórios e rema à autonomia.

  48. Tempo de Respiro: tempo-espaço de autocuidado (Projeto - 2020-2023 - Coordenação: Dinalva Donizete Ribeiro) - Constitui-se em um tempo-espaço para o autocuidado, pensar o corpo, emoções e alimentação, no âmbito da universidade e da comunidade. Reúnem-se, semanalmente, servidor@s da Escola de Agronomia, da UFG e da comunidade, em momentos pré-determinados, pausando atividades contínuas, em um tempo para respirar, se perceber, observar o corpo, as pressões e se redirecionar a partir da autoconsciência e do autocuidado. Os conhecimentos do Kundalini Yoga e da Medicina Ayurvédica são os guias para a prática física, respiração, meditação e rodas de conversa sobre alimentação e bem viver.

  49. Gestão florestal sustentável (Projeto - 2020-2024 - Coordenação: Carlos Roberto Sette Junior) - Propõe difundir o conhecimento técnico-científico e promover ações e atividades relacionadas à gestão de recursos florestais no estado de Goiás por meio da promoção de cursos de extensão, treinamentos e prestação de consultoria e assessoria técnica nas áreas de conhecimento relacionadas à gestão florestal, como solo e nutrição de plantas, pragas e doenças florestais, melhoramento genético, manejo florestal, certificação ambiental e florestal e qualidade da madeira e biocombustíveis. Espera-se que a execução deste projeto contribua com: i) a expansão das florestas plantadas e gestão florestal adequada; ii) aumento da interação entre universidade e comunidade/sociedade florestal; iii) formação e capacitação de alunos de graduação e pós-graduação; iv) melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão dos laboratórios da universidade; v) desenvolvimento sustentável; vi) capacitação continuada sobre a gestão florestal sustentável, visando ao desenvolvimento e treinamento do produtor florestal.

  50. Peed Ambiental - Projeto de Extensão em Educação Ambiental (Projeto - 2020-2030 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Objetiva realizar planos, programas, projetos e cursos em educação ambiental, de forma a atender à comunidade em geral. A metodologia de trabalho se dará, inicialmente, de acordo com as demandas de pessoas ou instituições interessadas, com base nos trabalhos já realizados na área. Assim, serão elaboradas, organizadas e realizadas atividades e preparados materiais, dinâmicas, planos, projetos, estudos, programas, cursos e métodos educativos, com o intuito de transmitir conhecimento sobre o assunto, explicar e sugerir práticas ambientais adequadas, de maneira interdisciplinar e transversal. Tais ações visam promover qualidade de vida à população em geral nos diversos ambientes, obter dados sobre o comportamento humano e suas relações com o meio físico, bem como promover a sustentabilidade ambiental.

  51. Guardiões do Meia Ponte (Projeto - 2020-2025 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Trata-se de uma rede de articulação entre atores sociais que compartilham do mesmo propósito: recuperar o Rio Meia Ponte. A iniciativa reúne governo, empresas, academia e sociedade civil em uma rede autogerida com transparência e horizontalidade, tendo como principais frentes de atuação a limpeza e reflorestamento das margens do rio, monitoramento político cidadão e sensibilização da população.

  52. Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas da Universidade Federal de Goiás - EuGeM - UFG (Projeto - 2019-2025 - Coordenação: Patrícia Guimarães Santos Melo) - O Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas da Universidade Federal de Goiás, denominado EuGeM-UFG, Eugem ou EuGeM, é uma entidade civil, apartidária, laica e fundamentada nos princípios básicos da igualdade social e do respeito moral e intelectual a qualquer pessoa física ou jurídica. Sua atuação frente à comunidade acadêmica (alunos de graduação e pós-graduação) e externa à UFG objetiva a implementação de plataformas de produção e difusão de conhecimento, por meio da apresentação de palestras, minicursos, seminários, simpósios e produção de materiais bibliográficos referente às áreas de atuação do Núcleo.

  53. Cooperações acadêmicas, científicas e tecnológica da Escola de Agronomia (Projeto - 2019-2026 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Ações de cooperação para realização de trabalhos de pesquisas, validação de produtos ou métodos, qualificação de pessoas, assessoria técnico-científica, análises de processos produtivos ou de inovação tecnológica, consultoria e eventos científicos ou técnicos.

  54. Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Tecnologia Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças (Projeto - 2019-2029 - Coordenação: Luis Carlos Cunha Junior) - Objetiva ampliar os conhecimentos, divulgação e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, com ênfase em  métodos de conservação de frutas e hortaliças e promoção do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, por meio de capacitação profissional e treinamento de agricultores familiares, profissionais da área de Ciências Agrárias, formados ou em formação, e comunidades urbanas de baixa renda, para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Goiás, por meio de ações articuladas de extensão tecnológica, pesquisa e inovação. Serão realizados estudos, nos quais tanto os alunos como os profissionais convidados apresentarão diferentes temas relacionados à área, bem como treinamento para realização de análises laboratoriais de qualidade de alimentos in natura, bem como aplicação e desenvolvimento de técnicas de conservação pós-colheita desses alimentos.

  55. Meu amigo inseto (Projeto - 2019-2024 - Coordenação: Jaqueline Magalhães Pereira) - Projeto de educação, com foco em crianças (ensino infantil e fundamental) de escolas públicas e privadas, por meio de visitas de turmas de alunos ao Laboratório Didático de Entomologia. As crianças assistirão a apresentações orais, vídeos e fotos sobre o assunto. Posteriormente, observarão o comportamento de insetos vivos (colônias de formigas, colônias de cupins, baratas, bicho-pau, bicho-da-seda, abelhas, lagartas, dentre outros) e a diversidade dos insetos da coleção entomológica do Laboratório. Com esta ação pretende-se aproximar a Escola de Agronomia-UFG e a comunidade, e possibilitar que as crianças vivenciem na prática a importância deste grupo animal, e tenham um olhar diferente sobre os insetos, como animais indispensáveis para o equilíbrio natural e amigos dos seres humanos.

  56. Grupo de Estudos em Frutíferas do Cerrado - Gefruce (Projeto - 2019-2024 - Coordenação: Rosângela Vera) - Visa discutir áreas da Engenharia Florestal, com foco em frutíferas (incluindo palmeiras e arbustos), tais como manejo, produção, uso sustentável, produtos, comercialização, ecologia e interação com a fauna, entre outros. O núcleo terá gestão horizontal, com o intuito de criar um ambiente onde todos se sintam empoderados para fazer intervenções e que as decisões sejam discutidas e tomadas em conjunto. Realizaremos um processo seletivo para a entrada de membros semestralmente, a partir do envio de uma carta de interesse e entrevista. O critério analisado será o comprometimento e interesse com o núcleo. Como planos para longo prazo temos: capacitação dos membros; promoção de eventos acadêmicos; realização de visitas técnicas; desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão; estabelecimento de contato com produtores, empresas e pesquisadores da área; confraternizações; e participação em eventos promovidos pela UFG.

  57. Classificação de solos (Projeto - 2019-2025 - Coordenação: Glenio Guimarães Santos) - Contemplará a realização de trabalhos de campo e laboratório, bem como de reuniões de cunho local, regional, nacional e internacional, com a participação de professores, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação, além de profissionais liberais de áreas afins ao título do projeto, com o objetivo principal de discussão da classificação e mapeamento de solos do Brasil, com fins de aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

  58. Agrometeorologia da teoria à prática (Projeto - 2019-2029 - Coordenação: Rafael Battisti) - Objetiva compartilhar o conhecimento que envolve a agrometeorologia construído dentro do meio acadêmico com pessoas interessadas no assunto, auxiliando no planejamento e tomada de decisão na agricultura. Apresenta quatro linhas de trabalho: 1) curso para manipulação de dados climáticos e simulação de produtividade utilizando o software Excel®; 2) palestras para profissionais e produtores rurais avaliando o risco climático e a quebra de safra devido à condição climática; 3) elaboração de projetos de estações meteorológicas; 4) difusão de dados climáticos básicos, brutos tratados e com uso de métodos e técnicas. Espera-se que tais conhecimentos auxiliem na redução do risco climático e no aumento da resiliência da agricultura a limitações climáticas.

  59. Apoio técnico às cadeias produtivas de alimentos de origem animal (Projeto - 2019-2025 - Coordenação: Celso José de Moura) - Visa desenvolver atividades de atendimento técnico e tecnológico às iniciativas de produção e processamento de alimentos de origem animal, de forma a auxiliar no desenvolvimento de produtos, processos e melhorias de produtos já implantados em unidades de processamento ou produção. O atendimento será desde a produção primária até a colocação do produto no mercado. Serão apoiados os atendimentos às legislações dos diferentes órgãos reguladores, às exigências de mercado e à busca por rentabilidade, qualidade e segurança do alimento do produto produzido. Para isso, será feita orientação para implantar ferramentas de gestão da segurança de qualidade de alimentos como BPF, APPCC, rotulagem e outras demandas, bem como o treinamento de equipes em processamento e aplicação dos sistemas de gestão.

  60. HerbSolo - Projeto de Ações para Garantir o Uso Racional de Herbicidas (Projeto - 2018-2024 - Coordenação: Virgínia Damin) - Objetiva propor ações que possam contribuir para o estabelecimento de práticas de uso racional de herbicidas, que envolvem o treinamento de profissionais e estudantes, para que estejam aptos a recomendar herbicidas, considerando as condições edafoclimáticas na qual as áreas produtivas estão inseridas, o desenvolvimento de pesquisas em parceria com produtores e a difusão de resultados de pesquisa que possam contribuir para o estabelecimento de práticas de manejo mais sustentáveis.

  61. Laboratório Multiusuário de Reologia e Textura - LabMulti (Projeto - 2018-2023 - Coordenação: Celso José de Moura) - O Laboratório Multiusuário de Reologia é equipado com equipamentos de análises de textura, reologia e cromatografia, adquiridos por meio de financiamentos de projetos individuais de professores. Este laboratório será destinado ao atendimento de pesquisadores de qualquer lugar do país que demandar essas análises para suas pesquisas e, além disso, será atendida demanda de empresas que, porventura, necessitem dessas análises. Para o funcionamento do laboratório a Universidade disponibiliza um técnico capacitado para realizar as análises solicitadas conforme regras próprias.

  62. Laboratório de Sementes - Lasem (Projeto - 2018-2025 - Coordenação: Marivone Moreira dos Santos) - Visa à capacitação de alunos graduandos, pós-graduandos, pesquisa e extensão em Agronomia. Serão promovidos cursos técnicos em análises de sementes, visando atender à demanda de empresas privadas e públicas do mercado da cadeia produtiva de sementes. Serão oferecidos cursos de classificador de grãos, entre outros. Prestará, ainda, serviços em análises de sementes de espécies de plantas cultivadas e comercialização de sementes de nativas do Cerrado, com o objetivo de atender ao mercado, alunos e comunidade em geral.

  63. Consultoria em planos, projetos, edificações e instalações (Programa - 2018-2028 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Visa atender à comunidade em geral, bem como à Escola de Agronomia em seus diversos setores, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades oferecidas englobam consultorias, elaboração de projetos, análises, avaliações, palestras, seminários, cursos, minicursos e afins, participação em eventos técnico-científicos, perícias e laudos, elaboração e execução de propostas, planos e programas educacionais e de planejamento, consultas e visitas técnicas a edificações e instalações em geral, que envolvam as áreas de Ciências Agrárias, Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. Intenta-se a promoção da conservação ambiental, otimização de recursos, reaproveitamento e reutilização de materiais, inseridos no contexto da sustentabilidade do ambiente construído e natural. Envolverá a participação de alunos e técnicos da UFG para a execução das atividades, capacitando-os para o seu desenvolvimento profissional.

  64. Coleta e produção de mudas de plantas nativas do Cerrado para reflorestamento de áreas degradas (Projeto - 2018-2023 - Coordenação: Marivone Moreira dos Santos) - Objetiva a criação de um Programa de Coleta de Sementes, Superação de Dormência e Produção de Mudas, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, por meio do Jardim Botânico, visando montar uma coleção de plantas nativas e nativas melíferas do Cerrado no Jardim Botânico e a distribuição de sementes e mudas a produtores rurais e chacareiros, para reflorestamento de nascentes, mata ciliar e áreas degradadas.

  65. Grupo de Estudos e Assessoria à Fruticultura - GEAF (Projeto - 2017-2027 - Coordenação: Eli Regina Barboza de Souza) - O Grupo de Estudos e Assessoria à Fruticultura (GEAF), órgão destinado a congregar profissionais, estudantes e produtores atuantes na área de fruticultura, tem por finalidade permitir que os estudantes assumam o protagonismo de sua formação, oferecendo assessoramento técnico a agricultores e melhorando sua capacidade de competição, por meio da melhoria da produtividade e da qualidade de seus produtos, além de fomentar maior conhecimento prático e teórico aos estudantes participantes, promovendo cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, experimentos, trabalhos de extensão, dias de campo e demais eventos que possam contribuir para a elevação de conhecimentos nessa área, bem como celebrar convênios e promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de seus membros em todas as áreas de conhecimento relacionadas à fruticultura.

  66. Difusão e validação de tecnologias sustentáveis para a agricultura familiar no estado de Goiás (Projeto - 2017-2023 - Coordenação: Abadia dos Reis Nascimento) - Visa à difusão e validação de tecnologias para agricultores familiares, proporcionando estratégias que atendam todo o público do segmento rural, como escolas do estado e municípios, que, junto com as associações de agricultores, terão acesso às diversas tecnologias desenvolvidas na pesquisa, oferecendo ao produtor a possibilidade de escolher e adotar algumas dessas práticas. Serão utilizadas metodologias participativas, em que os agricultores são envolvidos em parte ou em todo o projeto. Inicialmente, serão identificadas as demandas dos agricultores, organizados em associações, por meio de visitas e reuniões da equipe com os representantes da comunidade. Após identificadas as demandas, a equipe define a forma de trabalho, que pode ser por meio de trabalhos já realizados nas unidades experimentais da UFG ou da implementação de ensaios e/ou unidades de pesquisa nas propriedades dos agricultores. As áreas prioritárias abordadas neste trabalho envolvem a produção de hortaliças e grandes culturas como arroz, feijão e milho. Os resultados serão analisados pela equipe e divulgados por meio de reuniões ou dias de campo realizados junto aos agricultores.

  67. Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos - criação de centro de custo e gerenciamento financeiro via Funape (Prestação de Serviços - 2023 - Coordenação: Tatianne Ferreira de Oliveira)

  68. Estratégias de melhoramento de plantas alógamas (Prestação de Serviços - 2023 - Coordenação: Marcela Pedroso Mendes Resende)

  69. Laboratório Multiusuário de Análises - LabMulti (Prestação de Serviços - 2023 - Coordenação: Celso José de Moura)

 

ATIVIDADES CONCLUÍDAS:

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

2000

1999