Atividades de Extensão EA-UFG 2017
-
Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura - NEP (Projeto - 2017-2021 - Larissa Leandro Pires) - Grupo destinado a congregar profissionais, docentes, estudantes e comunidade em geral, atuantes em paisagismo e floricultura, visando à ampliação e divulgação de conhecimentos na área, realização e promoção de eventos técnicos e científicos, além da elaboração e execução de projetos paisagísticos, manutenção de áreas verdes e produção de mudas de espécies ornamentais.
-
Agro Centro-Oeste Familiar 2017 (Evento - 2017 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Consiste em uma feira de exposições da agricultura familiar realizada em Goiânia, Goiás. A feira tem duração de quatro dias e a estrutura é armada nas dependências do Campus II da Universidade Federal de Goiás. Abriga a exposição de produtos da agricultura familiar e seminários sobre o desenvolvimento do setor. Ainda nas dependências da Universidade, é preparado um pátio para a exposição de implementos e insumos agrícolas voltados para a agricultura familiar.
-
Grupo de Estudos Agronômicos em Grãos e Algodão - Geagra (Projeto - 2017-2021 - Coordenação: Patrícia Pinheiro da Cunha) - Objetiva a produção de conhecimento por meio de estudos em grupo, visitas a áreas de produção e pesquisa, produção de ensaios técnicos, artigos e resumos científicos, participação em eventos nacionais e internacionais.
-
Encontro de Egressos da EA (Evento - 2017 - Coordenação: Robson Maia Geraldine) - Tem por finalidade promover a confraternização dos ex-alunos da Escola de Agronomia da UFG. Cerca de 3.500 ex-alunos, entre graduados dos 3 cursos de graduação e pós-graduados dos 4 programas de pós-graduação, passaram pela Escola e certamente gostariam de uma oportunidade de rever os colegas, professores e funcionários que fizeram parte de suas histórias.
-
Orientação e implantação de tecnologias para inclusão social e aumento da qualidade de vida de pequenas comunidades (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Gabriel Luis Castiglioni) - Objetiva a inclusão social de pequenas comunidades carentes, por meio da implantação de tecnologias de processamento e preservação de alimentos, bem como formação dos membros internos e externos ao projeto pela formação de valores e conceitos técnico-científicos para o exercício de atividades profissionais e sociais.
-
Laboratório de Física do Solo (Projeto - 2017-2021 - Coordenação: Vladia Correchel) - Objetiva capacitar técnicos, estudantes, agricultores e pesquisadores em procedimentos de coleta, análise e interpretação de atributos físicos de solos cultivados sob produção agrícola, pastagem, agroflorestas, áreas em degradação, em recuperação e sob processos erosivos intensos, bem como prestar serviços laboratoriais à comunidade externa à UFG. Visa, também, organizar um banco de dados a ser disponibilizado no site do laboratório, além do treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação, propiciando suporte à pesquisa na UFG.
-
Laboratório de Análise Foliar e de Fertilizantes - LAFF (Projeto - 2017-2022 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Objetiva capacitar técnicos, estudantes, agricultores e pesquisadores em procedimentos de coleta, análise e interpretação de análise de tecido vegetal ou composto orgânico oriundos da produção agrícola e/ou de adubação orgânica e prestar serviços laboratoriais à comunidade externa à UFG. Visa, também, organizar um banco de dados a ser disponibilizado no site do laboratório, além do treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação, propiciando suporte à pesquisa na UFG.
-
Correção e Adubação em Solos do Cerrado (Evento - 2017 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Aborda práticas de correção do solo, visando ao uso eficiente da água e fertilizantes.
-
Grupo de Pesquisa sobre a Dinâmica de Nutrientes e Herbicidas nos Agroecossistemas - NutriHerb (Projeto - 2017-2020 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Objetiva desenvolver pesquisas de qualidade e capacitar estudantes de graduação e pós-graduação ao desenvolvimento dessas pesquisas. Além do desenvolvimento de experimentos de casa-de-vegetação, campo e laboratório e das análises laboratoriais, os integrantes do grupo participam de um programa de formação em pesquisa, onde aprendem como planejar, desenvolver, analisar dados e escrever trabalhos científicos.
-
Simpósio IPNI Brasil sobre Agricultura de Precisão como Ferramenta para Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes (Evento - 2017 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - O IPNI Brasil está promovendo uma seleção de temas e palestrantes que irão atender de maneira prática à demanda de informações, com impacto decisivo nas operações diárias do agricultor. A parceria, neste evento, com especialistas de várias instituições é garantia de resultados satisfatórios para todos os participantes que desejam se aprimorar na Agricultura de Precisão como instrumento para o uso eficiente de fertilizantes.
-
Obtenção e difusão de dados meteorológicos coletados na Estação Convencional e Automática da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás para fins agrícolas, ambientais e urbanos (Projeto - 2017-2022 - Coordenação: Derblai Casaroli) - Aborda a manutenção dos materiais, equipamentos e sensores utilizados na estação meteorológica convencional e automática. Obtenção precisa e acurada de dados. Disponibilização digital de dados meteorológicos para serem utilizados junto à comunidade acadêmico-científica da EA/UFG e da UFG como um todo, bem como da comunidade em geral. Boletins agrometeorológicos semanais para fins de manejos agrícolas. Correlações entre as condições atuais da atmosfera e as normais climatológicas. Ocorrência de mudanças climáticas para o município de Goiânia - GO.
-
Diagnóstico e panorama da cadeia produtiva da avicultura de postura no estado de Goiás (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Cleonice Borges de Souza) - O presente projeto se insere na temática Gestão Empresarial e Empreendedorismo, e tem como objetivo o diagnóstico e o panorama da cadeia produtiva da avicultura de postura no estado de Goiás. Destarte, buscar-se-á, também, conhecer o processo de gestão e as tecnologias utilizadas na atividade produtiva, bem como as condições e as implicações de sua adoção, tanto para o ambiente quanto para o empreendimento. A execução do projeto propiciará aos envolvidos a interação entre a cadeia produtiva de avicultura de postura e a área de Ciências Agrárias da UFG. Quer dizer, o projeto buscará evidenciar o processo educativo, cultural e científico, bem como articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade.
-
Análise comparativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental de escolas pública e privada, em Hidrolândia - GO (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Objetiva analisar e comparar a educação ambiental de alunos do ensino fundamental em escolas pública e privada do município de Hidrolândia - GO, avaliando os seus valores, conhecimentos, habilidades e atitudes. A metodologia de trabalho se dará, inicialmente, com pesquisa bibliográfica. Logo após será realizado o agendamento com as escolas (alunos de 8º e 9º ano) e a elaboração e aplicação de entrevistas dinâmicas. Com base nesses resultados pretende-se oferecer palestras educativas com o intuito de explicar e sugerir práticas ambientais adequadas. Tal estudo visa obter dados sobre o comportamento humano que possam contribuir com o Planejamento Ambiental dos municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano de Goiânia, revertendo em benefícios em qualidade de vida para a população em geral.
-
Elaboração e atualização de Sistema de Informação Geográfica para a Escola de Agronomia (Projeto - 2017-2020 - Coordenação: Alisson Neves Harmyans Moreira) - Apresentará um modelo de planejamento e melhoria no gerenciamento de processos na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) a partir de um mapeamento que integra um conjunto de dados geoespaciais e cadastrais do local. O desenvolvimento das atividades estará direcionado a projetos de gestão do espaço físico. Nesse sentido, será elaborado o Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a Escola de Agronomia, que possibilita ao planejador avaliar e controlar as atividades inter-relacionadas que caracterizam um determinado espaço. Além disso, anualmente, serão disponibilizadas, no site da EA/UFG, bases de dados atualizadas para os docentes e técnicos-administrativos da unidade.
-
Assessoria em projetos de irrigação e uso racional da água (Projeto - 2017-2020 - Coordenação: José Alves Júnior) - Engloba conceitos básicos e atividades na área de hidrologia, hidráulica, irrigação e drenagem, envolvendo os aspectos técnicos da água em sistemas agrícolas e em paisagismo, além de noções de planejamento, elaboração de projetos, avaliação hidráulica, eficiência de irrigação, armazenamento de água da chuva, medição de vazão, outorga e projeto de pequenas barragens de terra. Visa orientar a comunidade na área de agricultura irrigada, irrigação de jardins e viveiros, irrigação em ambiente protegido e cuidados na escolha entre os sistemas de irrigação.
-
Carbono zero no século XXI (Projeto - 2017-2020 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Envolve a neutralização de emissões de gases de efeito estufa por meio do reflorestamento e da restauração florestal. O objetivo é mapear áreas degradadas no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, identificar os níveis de degradação locais e traçar estratégias para o reflorestamento ou a restauração florestal. Será desenvolvido em parceria com empresas privadas, indústrias, pessoas físicas e profissionais liberais interessados na neutralização das suas emissões de gases de efeito estufa. Prevê o inventário de emissões de gases de efeito estufa e a execução de uma ação necessária à sua neutralização, com a emissão de certificados de neutralização de carbono equivalente. Será fornecido um selo de referência ao carbono zero para os integrantes do projeto.
-
Horta pedagógica: um espaço de formação social e difusão do conhecimento adquirido na graduação (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Marcela Pedroso Mendes Resende) - Propõe a atuação de alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) na formação e manutenção de uma horta orgânica no Centro de Educação Comunitária para Meninos e Meninas (Cecom) de Goiânia - GO, instituição não governamental que atua há mais de 30 anos promovendo ações sociais em benefício de crianças, adolescentes e famílias carentes. O projeto prevê a construção de seis canteiros de 6 m2, onde serão cultivadas as principais hortaliças consumidas pelas famílias atendidas pelo Cecom. Os alunos da UFG serão responsáveis pela construção e manutenção da horta em seus diversos aspectos agronômicos e administrativos, desde o preparo do solo, obtenção de mudas, adubação, colheita, administração de recursos, planejamento e trabalho em equipe. Também serão realizadas atividades com as crianças e adolescentes carentes, que serão ensinados a produzir mudas, transplantar e cuidar das hortaliças até elas estarem prontas para o consumo. Assim, além da produção de hortaliças orgânicas diariamente, será possível oferecer um ambiente em que os alunos da UFG poderão colocar em prática conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica e proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos entre os membros das duas instituições.
-
Assessoria em projetos de topografia, geoprocessamento e engenharia agronômica (Projeto - 2017-2022 - Coordenação: Diogo Silva Pena) - Visa atender as unidades acadêmicas e os setores administrativos da UFG por meio de levantamentos topográficos planialtimétricos, visando a uma melhor gestão dos espaços físicos e das áreas produtivas da UFG. Também prevê atendimento à comunidade externa, por meio de assessoria e consultoria de campo nas áreas de topografia, geoprocessamento e engenharia agronômica.
-
Liga de Estudos em Comercialização Agropecuária (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Klaus de Oliveira Abdala) - Pretende dar suporte a estudos na temática comercialização agropecuária, mediante a coordenação do grupo "Liga de Estudos em Comercialização Agropecuária".
-
II Workshop de Engenharia de Alimentos (Evento - 2017 - Coordenação: Maria Assima Bittar Gonçalves) - O II Workshop de Engenharia de Alimentos - UFG será realizado de 23 a 25 de agosto de 2017, com o tema central “Formação Acadêmica, Gerencial e Empreendedora”, sendo direcionado aos estudantes de graduação e profissionais das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciências Agrárias e demais áreas afins. Objetiva promover, por meio de palestras e minicursos, uma maior interação entre os estudantes, professores e profissionais ligados à produção de alimentos, além da troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, expondo temas que não são tratados no dia a dia do curso, nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, formação pessoal e empresarial.
-
Manejo de plantas medicinais na Bacia do Rio Paranaíba - estado de Goiás (Projeto - 2017-2018 - Coordenação: Klaus de Oliveira Abdala) - O Grupo Espírita da Paz, associação filantrópica sediada em Goiatuba - GO, com experiência no cultivo, processamento e dispensação gratuita de fitoterápicos, e que desenvolve atividades educadoras e assistenciais, solicitou ao proponente deste projeto assistência na certificação e validação de atividades no campo da fitoterapia, para efeitos de legalização promotora de parcerias com instituições públicas e privadas, para captação de recursos necessários à manutenção de suas atividades assistenciais.
-
Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas - GEMP (Projeto - 2017-2021 - Coordenação: Patrícia Guimarães Santos Melo) - O Grupo de Estudos em Melhoramento de Plantas (GEMP) tem por finalidade reunir discentes, docentes, pesquisadores, técnicos e profissionais que se interessem por atividades relacionadas à produção agrícola e melhoramento de plantas, promovendo a constante atualização e aperfeiçoamento de seus associados e comunidade envolvida, visando à aquisição e elevação de conhecimentos na área. As atividades propostas pelo grupo envolvem a condução de pesquisas científicas, discussões de temas relevantes na área e difusão de conhecimento por meio de apresentações de palestras, minicursos, seminários, simpósios, dias de campo e publicações científicas.
-
II Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado e V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (Evento - 2017-2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - A V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo, evento itinerante do Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, será realizada juntamente com o II Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado, no ano de 2018, pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGA/UFG e Grupo de Pesquisa NutriHerb da Universidade Federal de Goiás - UFG, e tem como apoiadores a UFTM, UnB, Embrapa Cerrados e IF Goiano. O evento tem como tema central “Adubação de sistemas e uso eficiente de nutrientes na agricultura” e abordará assuntos relacionados ao manejo conservacionista do solo, enfocando a rotação de culturas e a adoção de sistemas integrados de produção adaptados à região dos Cerrados (como a integração lavoura-pecuária). Além disso, serão apontadas alternativas de manejo e construção da fertilidade dos solos do Cerrado, como, por exemplo, as ferramentas e técnicas modernas de agricultura de precisão que podem contribuir para o manejo sustentável do solo e a obtenção de altas produtividades no Cerrado. Assim como nas edições anteriores, o evento possui enfoque nos problemas e desafios regionais ligados ao manejo do solo em sistemas agropecuários da região central do Brasil, contemplando os principais avanços e gargalos na ciência do solo, ao mesmo tempo em que aborda aspectos práticos de melhoria do manejo do solo.
-
VII Jornada Científica da Pós-Graduação na Escola de Agronomia (Evento - 2017 - Coordenação: Mara Rúbia da Rocha) - A VII Jornada Científica da Pós-Graduação na EA-UFG será realizada nos dias 20 e 21 de outubro de 2017. A programação será composta por palestras gerais, palestras específicas, apresentação de trabalhos na forma de pôster e minicursos. O evento será realizado pelos programas de pós-graduação da EA (Genética e Melhoramento de Plantas, Agronomia, Agronegócios e Ciência e Tecnologia de Alimentos), Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas (EuGeM) e Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEMP).
-
Grupo de Estudos Avançados do Leite e dos Seus Derivados - Gelac (Projeto - 2017-2019 - Coordenação: Celso José de Moura) - Objetiva incentivar estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária a buscar resultados de pesquisas avançadas que possam ser transferidos para a cadeia produtiva do leite. Para isso, os estudantes serão selecionados por meio de entrevista e prova de redação, e, ao longo dos estudos, serão capacitados para falar em público, compreender os resultados de pesquisas científicas e encontrar a forma de transferir esse conhecimento aos diversos elos da cadeia produtiva.
-
Grupo de Estudos em Processamento de Orgânicos Alimentícios (Projeto - 2017-2020 - Coordenação: Gislene Auxiliadora Ferreira) - Objetiva a estruturação do Grupo de Estudos em Processamento de Orgânicos Alimentícios, que tem como objetivos a contribuição para o estudo, pesquisa e viabilização de soluções para o desenvolvimento de novos produtos industrializados orgânicos, contribuindo, também, com produtores para a ampliação de seu negócio, com a exploração de novos recursos. Inclui a participação em eventos relacionados ao tema, bem como difundir a industrialização de orgânicos. As atividades de estudo e desenvolvimento de produtos serão realizadas na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás e as ações de extensão ocorrerão em espaços de comercialização de produtos orgânicos e no bairro Orlando de Morais.
-
Visita técnica da Rede Bambu Goiás para representante regional para a América Latina do International Network for Bamboo and Rattan (INBAR) - (Evento - 2017 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - No dia 28 de outubro, o equatoriano Pablo Estrella, Coordenador Regional para a América Latina e Caribe da Rede Internacional do Bambu e do Ratan (INBAR), veio conhecer os trabalhos da Rede Bambu Goiás (RBG). A visita técnica se iniciou na Escola de Agronomia, em reunião com pesquisadores da RBG, Diretor da EA e Reitor eleito da UFG. Na sequência, conheceram a Revista PAT e o acervo de literatura sobre bambu e foram visitar florestas plantadas de bambu gigante no município de Araçu. Retornando à UFG, visitaram as florestas de bambu da UFG, o auditório de bambu plantado e a coleção de espécies de bambu. A visita se encerrou na sede da Edulab, onde os participantes conheceram um sistema agroflorestal de cultivo de bambu, um sistema de tratamento de efluentes e uma construção com varas e ripas de bambu.
-
Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia de Alimentos (Projeto - 2017 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O presente projeto objetiva o planejamento das ações do grupo PET sob a gestão de um novo tutor, que, baseado nos princípios que regem o programa citado, propõe atividades para a boa condução do grupo.
-
Gincana do Bem - 5a. Edição (Projeto - 2017 - Coordenação: Cleonice Borges de Souza) - Objetiva desenvolver práticas altruístas, sensibilizar e mobilizar os alunos da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), do Curso de Engenharia de Alimentos, em prol da realização da ação social de arrecadação de alimentos e bens de consumo para as seguintes instituições: a) Abrigo de Idosos Solar Espírita Apóstolo Tomé do Setor Finsocial; b) Abrigo de Idosos do Setor Americano do Brasil (atrás da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia); c) Casa de Apoio ao Menor com Câncer do Setor Bairro Feliz. Visa, também, atender às necessidades de segurança alimentar de pessoas carentes de modo geral indicadas pelos alunos envolvidos na Gincana.
-
Mutirão de recuperação de touceiras de bambu queimadas no Parque Areião (Evento - 2017 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - A Rede Bambu Goiás, AMMA, COMURG, Léo Máquinas/Makita e demais parceiros realizaram um mutirão de recuperação dos bambuzais queimados no Parque Areião, no dia 11 de novembro de 2017, a partir das oito horas da manhã.
-
Semana Integrada de Qualidade da GSA (Evento - 2017 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - A Semana de Qualidade da GSA é um evento promovido pela empresa todos os anos, para integrar os colaboradores e levar novos conhecimentos aos mesmos, com o intuito de melhorar cada vez mais a gestão de pessoas e cumprimento de objetivos da empresa. O Grupo PET Engenharia de Alimentos foi convidado para ministrar um curso sobre Qualidade e participar da integração.
-
Projeto Sonhos - Apresentação da UFG e do Curso de Engenharia de Alimentos às Escolas de Ensino Médio de Goiânia (Projeto - 2017-2022 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Tem como finalidade divulgar a Universidade Federal de Goiás aos alunos do ensino médio das escolas municipais e estaduais de Goiânia e seu entorno. Com a participação dos grupos PET´s da UFG, além da divulgação do curso de Engenharia de Alimentos, também haverá a divulgação de mais 9 cursos que abrigam os PET´s.
-
Curso sobre produção de queijo, rapadura e subprodutos de mandioca (Curso - 2017 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - O número de pequenos produtores de alimentos no estado de Goiás é enorme. Para auxiliar esse público, foram ministrados cursos de curta duração para a produção de queijo, rapadura e subprodutos de mandioca.
-
II Seminário de Estágios da Engenharia de Alimentos (Evento - 2017 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Atividade desenvolvida em função ao que os discentes do curso necessitam, pois abrirá novas perspectivas para que os mesmos tenham outro olhar sobre o mercado de trabalho e o curso no qual estão inseridos. A ideia principal é que os alunos saibam o que as empresas desejam, e as empresas, por sua vez, conheçam um pouco mais a Universidade, bem como o curso de Engenharia de Alimentos, o que pode aumentar a oferta de vagas para estágios remunerados e não remunerados.
- Mesa-Redonda - Estudantes x Graduação: Obstáculos, Superação e Sucesso (Evento - 2017 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Atualmente, os índices de depressão e suicídio vêm crescendo dentro da comunidade acadêmica, principalmente com estudantes da graduação. Dessa maneira, a ideia da mesa-redonda foi discutir os problemas mais comuns que geram esse sentimento e demonstrar, com exemplos práticos de ex-alunos, por meio de relatos sobre suas vivências, que isso pode ser superado.
- Workshop da Rede Bambu Goiás 2017 (Evento - 2017 - Coordenação: Érico de Campos Dianese) - A Rede Bambu Goiás realiza um seminário (workshop) com vistas a divulgar os resultados de pesquisas obtidas até o momento, para pesquisadores, técnicos e estudantes interessados na cultura do bambu, além de pesquisadoras de Taiwan.
-
Madeiras do Cerrado: Exposição Permanente e Interativa (Evento - 2019 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Visa criar exposição temática permanente e interativa, para apresentar coleções de madeiras do Cerrado, tendo como função principal a educativa, com o intuito de divulgação do valor cultural, medicinal e comercial dessas espécies, que poderá despertar o interesse de preservá-las ou cultivá-las economicamente. Os exemplares das madeiras são obtidos de forma ecológica sustentável, ou seja, de cortes de podas, ramos secundários ou quedas naturais.
-
CIPPAL Consultoria Júnior (Empresa Júnior) (2007)
- Demonstração de lâminas especiais para o corte de bambu com serra sabre Makita (Evento - 2017 - Rogério de Araújo Almeida)
-
Visita técnica da Makita ao projeto da Rede Bambu Goiás (Evento - 2017 - Rogério de Araújo Almeida)
-
Curso Prático de Preparo de Palmito de Brotos de Bambu (Curso - 2017 - Rogério de Araújo Almeida)
-
Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira - PAEG (Curso - 2017)