Atividades de Extensão EA-UFG 2019
-
XVIII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Plantio da Cultura da Cana-de-açúcar (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
XIX Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Preparo de Solo (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Proposta de reformulação de área verde na Escola Municipal Nossa Senhora da Terra, em Goiânia, GO (Projeto - 2019-2020 - Coordenação: Larissa Leandro Pires) - Objetiva propor a melhoria da área verde da Escola Municipal Nossa Senhora da Terra, localizada em Goiânia, GO. Para isso, será elaborado um projeto paisagístico, iniciando-se pela pesquisa popular com os usuários (docentes e discentes), com o intuito de levantar suas demandas e desejos para a área verde, por meio de conversa e aplicação de questionário. Em seguida, serão feitos o levantamento planimétrico da área a ser trabalhada, retirada de amostras de solo para realização da análise físico-química, realização do mapa de sombras da área e verificação do clima local. Com esses dados em mãos, o anteprojeto será elaborado, apresentado à comunidade e, se aprovado, será feito o projeto executivo, constando de: 1) planta arquitetônica; 2) projeto botânico; 3) memorial descritivo; 4) orçamento. Para elaboração das pranchas de planta baixa e mapa de sombras, será utilizado o software AutoCad e, para a confecção das perspectivas, o software Sketchup. Será, também, consultado o software Google Earth, para visualização da área do terreno. Ao final, o projeto paisagístico completo será entregue à direção da escola, para execução.
-
Loja da Agricultura Familiar (Projeto - 2019-2021 - Coordenação: Graciella Corcioli) - A comissão organizadora da Agro Centro-Oeste Familiar irá montar lojas nos espaços colaborativos dos Shoppings Passeio das Águas, Flamboyant e Cidade Jardim, que terão como objetivo divulgar os produtos da agricultura familiar e promover a comercialização direta e a interação entre agricultores e consumidores.
-
Ciclo de Palestras em Ciências Agrárias (Projeto - 2019 - Coordenação: Sybelle Barreira) - Objetiva levar à comunidade científica a oportunidade de discutir temas das Ciências Agrárias que nem sempre são discutidos nos cursos de graduação e pós-graduação ou na sociedade. Dois grupos de pesquisa estão envolvidos nesta atividade, o Nutriherb e o Grupo de Pesquisa Cerrado. Serão organizadas 3 ou 4 palestras com temas atuais, com baixo custo e custo baixíssimo à sociedade. Os espaços utilizados serão os auditórios da UFG.
-
XX Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Irrigação (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Descobrindo os Alimentos (Projeto - 2019-2020 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Objetiva levar conhecimento aos consumidores de diversas idades (crianças, adultos e melhor idade), para que redescubram os sabores de alimentos in natura e processados, além de esclarecer dúvidas sobre vários produtos.
-
EndNote: aplicativo de gerenciador de bibliografias (Curso - 2019 - Coordenação: Eliana Paula Fernandes Brasil) - Objetiva ofertar capacitação técnica do EndNote, que é um aplicativo (software) que gerencia referências bibliográficas, aos discentes de graduação e pós-graduação, técnicos, pesquisadores e docentes de instituições de ensino, pesquisa, extensão da Universidade Federal de Goiás em seus diferentes cursos (público interno) e de instituições diversas do estado de Goiás (Institutos Federais), Universidade Estadual de Goiás (UEG), faculdades de iniciativa privada (Faculdade Araguaia, FAMA, UniEvangélica, dentre outras), como instrumento para elaboração de relatórios de estágios curriculares, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos científicos, em consonância com as normas da ABNT ou as normas específicas de periódicos e unidades acadêmicas.
-
I Corrida pelo Cerrado (Evento - 2019 - Coordenação: Sybelle Barreira) - Ato comemorativo pelo Dia do Meio Ambiente e para chamar a atenção da população para o bioma Cerrado, bem como despertar, conscientizar e envolver alunos, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa, gerando conscientização e pertencimento para com a causa.
-
II Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura: Goiânia - Goiás, Brasil (Evento - 2019 - Coordenação: Luis Carlos Cunha Junior) - O Congresso ocorrerá de 22 a 25 de maio de 2019 e será um fórum de divulgação de conhecimento e troca de experiências sobre pesquisa e inovação nos diversos ramos da Horticultura no Brasil e Portugal. Nesta segunda edição, o tema será "Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas", estando o evento aberto à participação de pesquisadores, técnicos e empresários do ramo da Horticultura que atuem em todos os países de língua portuguesa. A programação do congresso inclui conferências, workshops, mesas-redondas, plenárias e visitas técnicas.
-
I Simpósio de Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas (I SimGeM) (Evento - 2019 - Coordenação: Patrícia Guimarães Santos Melo) - Ocorrerá entre os dias 15 a 17 de maio de 2019, na Escola de Agronomia da UFG. Nesta primeira edição o tema será "O papel da ciência na conservação do Cerrado e no desenvolvimento da agricultura". Espera-se que o I SimGeM possa proporcionar uma interação entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e outros profissionais de diferentes áreas, instituições e empresas, em prol da conservação da nossa biodiversidade e do desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado.
-
Madeiras do Cerrado: Exposição Permanente e Interativa (Evento - 2019 - Coordenação: Magda Beatriz De Almeida Matteucci) - Visa criar exposição temática permanente e interativa, para apresentar coleções de madeiras do Cerrado, tendo como função principal a educativa, com o intuito de divulgação do valor cultural, medicinal e comercial dessas espécies, que poderá despertar o interesse de preservá-las ou cultivá-las economicamente. Os exemplares das madeiras são obtidos de forma ecológica sustentável, ou seja, de cortes de podas, ramos secundários ou quedas naturais.
-
XXI Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Plantas Daninhas (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Horta Comunitária (Projeto - 2019-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Estudantes residentes na Casa do Estudante - CEU V, localizada no Campus Samambaia da UFG, decidiram criar uma horta comunitária nas dependências da Casa. A horta está sendo implantada em uma área de aproximadamente 400 metros quadrados. Estão sendo utilizados vários sistemas de cultivo, canteiros e irrigação, com vistas a fazer da horta um local de aprendizado para os alunos da Casa, bem como para professores, técnicos e estudantes de outras escolas/universidades. Os moradores da Casa, assim como os visitantes, terão a oportunidade de conhecer os vários sistemas e poderão utilizar o que lhes for mais conveniente em suas residências, escolas ou projetos.
-
Cursos de Irrigação (Curso - 2019-2022 - Coordenação: José Alves Júnior) - Cursos destinados a alunos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Arquitetura, Designer de Interiores e profissionais que trabalham com irrigação em geral. Envolve 4 módulos: 1) hidráulica básica; 2) produtos de irrigação; 3) projetos de irrigação; 4) montagem e manutenção de irrigação.
-
Viveiro-Escola: um viveiro da Escola de Agronomia da UFG (Projeto - 2019-2020 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Projeto do Laboratório de Inventário Florestal da UFG que objetiva difundir o conhecimento técnico-científico relacionado à produção de mudas nativas do bioma Cerrado e atuar na conservação da natureza, por meio de ações educacionais. As ações envolverão a capacitação profissional nas etapas e nos processos relacionados à produção de mudas nativas do Cerrado, sejam elas de espécies florestais ou não. As atividades serão desenvolvidas por docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UFG, especialmente do curso de Engenharia Florestal. Planeja-se elaborar um mapa-calendário com informações sobre a localização geográfica de espécies, sua sanidade e época de frutificação. Além disso, serão realizados três cursos de extensão nos seguintes temas: 1) seleção e marcação de árvores e plantas matrizes; 2) coleta e beneficiamento de sementes; 3) produção de mudas. Espera-se formar pessoas capazes de planejar e operacionalizar um viveiro especializado em produção de mudas nativas do Cerrado, que isso contribua com a oferta de espécies de difícil propagação e que sejam importantes para o reflorestamento e restauração florestal no bioma.
-
Papa Papel - reutilização de papel (Projeto - 2019 - Coordenação: Sybelle Barreira) - O setor de Engenharia Florestal da Escola de Agronomia da iniciou uma mobilização na comunidade de discentes e docentes em 2016, para propor a análise, redução de gastos e reaproveitamento de papel para imprimir e escrever como forma de educação ambiental. Até a presente data, mais de 220 kg foram coletados e transformados em blocos para serem reaproveitados. A partir do ano de 2019, pretende-se a seleção de um bolsista para facilitar a conquista dos resultados esperados para esse ano: até 200 kg coletados, sendo mais de 600 blocos produzidos e doados para a comunidade interna e externa.
-
A agroecologia como estratégia de conservação do Cerrado (Projeto - 2019-2020 - Coordenação: Wilson Mozena Leandro) - A essência desta proposta reside em atuar em Palmeiras de Goiás, no assentamento Canudos, visando à agregação de valor a produtos oriundos do Cerrado, por meio da expansão de sistemas orgânicos de base agroecológica e plantas medicinais nativas, mas também o diálogo do saber científico e local, a fim de proteger os recursos ambientais dos ecossistemas brasileiros e a segurança alimentar. O projeto se estrutura com uma equipe interdisciplinar formada por discentes do curso de Ciências Ambientais, Agronomia, Geografia e Engenharia Florestal, docentes da Escola de Agronomia e técnica do Instituto de Estudos Socioambientais, com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico Apinajé e Grupo de Estudos de Manejo Agroecológico do Solo (GEMAS).
-
XXII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Fertilidade do Solo (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
IV Workshop da Engenharia de Alimentos (Evento - 2019 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Acontecerá entre 05 e 06 de setembro de 2019, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO). O evento será direcionado para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciência Agrárias e áreas afins. Seu objetivo é promover, por meio de palestras e minicursos, uma maior interação entre os estudantes, professores e profissionais ligados à produção de alimentos, além da troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, expondo temas atuais das áreas de ciência e tecnologia de alimentos, formação pessoal e empresarial.
-
XXIII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo Sustentável de Pragas da Cana-de-açúcar (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
XXIV Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Variedades e Planejamento de Safra (Evento - 2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
I Simpósio de Cultivo de Cannabis sativa para Uso Medicinal no Cerrado: Potencialidades e Perspectivas (Evento - 2019 - Coordenação: Abadia dos Reis Nascimento) - A Universidade Federal de Goiás e a Associação Goiana de Apoio à Pesquisa a Cannabis Medicinal (Agape) realizarão, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2019, o I Simpósio de Cultivo de Cannabis sativa para Uso Medicinal no Cerrado: Potencialidades e Perspectivas. Trata-se de evento científico envolvendo as áreas de saúde e agrárias, que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a produção, uso e potencialidades da Cannabis medicinal. A organização do evento terá a participação de outras instituições como Esalq/USP e Unifesp. Serão realizados palestras, mesas-redondas e espaços para discussões com especialistas de várias áreas, além da participação de palestrantes renomados nacional e internacionalmente. O público-alvo será amplo, envolvendo professores, pesquisadores, agentes público e privado, organizações sociais, médicos e comunidade em geral que tenham interesse no assunto.