Atividades de Extensão EA-UFG 2021
-
III Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás (Evento - 2021 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Aleia de Ipês - Uma Cortina de Cores (Projeto - 2021 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Objetiva contribuir para diluir o impacto do vento nas áreas da Agro Centro-Oeste, no trecho compreendido da rotatória da Av. Nerópolis/Estrada Velha para Nerópolis (coordenadas -16.60355S e -49.28076O) e o acesso secundário à Agro Centro-Oeste, Av. Nerópolis, nas coordenadas -16.606384S e -49.28256O. Ao ornamentar o trecho, será promovido o bem-estar de quem transita por áreas adjacentes, considerando-se que a cortina de vento será constituída por ipês (Tabebuia spp.) de diversas tonalidades, intercalados por patas-de-vaca (Bauhinia spp.) também em diversas tonalidades. Em uma área de 400 m lineares, serão plantas 140 mudas de ipês, intercaladas por igual número de patas-de-vaca.
-
IV Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás (Evento - 2021 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
VI Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo e III Simpósio Sobre Nutrição de Plantas no Cerrado - VI RCOCS e III SNPC (Evento - 2021 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - A VI Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo, evento itinerante do Núcleo Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, será realizada juntamente com o III Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGA/UFG e o Grupo de Pesquisa Nuplant da Universidade Federal de Goiás - UFG, e tem como apoiadores a UFTM, UnB, Embrapa Cerrados e Embrapa Solos. O evento tem como tema central “Intensificação sustentável e uso de bioinsumos na agricultura” e abordará temas relacionados ao manejo conservacionista do solo, enfocando a rotação de culturas e a adoção de sistemas integrados de produção adaptados à região dos Cerrados. Além disso, serão apontadas alternativas de manejo e construção da fertilidade dos solos do Cerrado, como, por exemplo, as ferramentas e técnicas modernas de agricultura de precisão que podem contribuir para o manejo sustentável do solo e a obtenção de altas produtividades no Cerrado.
-
II Webinar Ciência e Tecnologia de Alimentos (Evento - 2021 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - O evento foi estruturado de forma on-line em razão da necessidade de isolamento social, em virtude da pandemia do Coronavírus. Serão realizadas 05 palestras com temas que abrangem áreas de interesse para Engenheiros de Alimentos e áreas relacionadas, além de 12 minicursos.
-
V Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo de Plantas Daninhas (Evento - 2021 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
II Workshop PEED Ambiental - Construção de Cidadania Ambiental (Evento - 2021 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Objetiva desenvolver e fomentar atividades em Educação Ambiental - EA, no âmbito acadêmico interno e externo à UFG, para a construção da cidadania ambiental. Contará com a participação de representantes de todo o país. A organização do workshop é realizada pelos monitores do Projeto de Extensão em Educação Ambiental - PEED Ambiental, alunos da Universidade Federal de Goiás. Esta ação servirá de ponto de apoio para a construção de um planejamento que envolve, inclusive, a elaboração de sugestões de políticas públicas para o fomento da atividade.
-
Uma segunda e quatro quartas sustentáveis: a agroecologia em pauta na pandemia (Evento - 2021 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - Objetiva discutir o papel de centralidade da agroecologia no enfoque do desenvolvimento rural sustentável, abordando a eficiência e a longevidade da capacidade produtiva da agroecologia, os produtos diferenciados com valores culturais agregados e a contribuição da agroecologia para a saúde humana e a preservação e conservação do meio ambiente/biodiversidade.
-
TACACast - 2ª temporada (Evento - 2021 - Coordenação: Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima) - O TACA Grupo de Estudos lançará a segunda temporada de uma série com dez episódios, em áudios de curta duração, para simplificar e divulgar as ações do grupo, seus planos de trabalho e iniciativas de pesquisa. Os temas estão relacionados à Tecnologia da Arquitetura para Ciências Agrárias, com pequenas doses de conhecimento sobre materiais e sistemas construtivos, elementos e componentes, blocos modulares, projetos, habilidades formativas, metodologias ativas de ensino/aprendizagem, jogos didáticos e gamificação aplicada em sala de aula. A plataforma de divulgação dos episódios do grupo está em https://anchor.fm/tacagrupodeestudos, disponível em várias outras plataformas, tais como Spotify, Google Cast, Overcast, Apple Podcasts, Anchor e outras. O trabalho tem a orientação de 4 docentes da Escola de Agronomia da UFG, 1 docente externa (Uninove - SP), 1 docente de pós-graduação (mestrado), 10 discentes da graduação, sendo que 7 deles estão atuando em iniciação científica, e 1 colaborador externo. Assim, nosso público-alvo são estudantes, professores, pesquisadores e, ainda, interessados nos assuntos de tecnologia da arquitetura.
-
VI Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Nutrição Mineral (Evento - 2021 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Perícias e Avaliações de Imóveis Rurais (Curso - 2021 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Abrangerá o campo de atuação e mercado de trabalho em perícia agronômica, legislação e ética profissional.
-
Cálculo de Custo/Hora de Máquinas Agrícolas (Curso - 2021 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Investimentos fixos relacionados a máquinas agrícolas; conceitos de valor, custo e preço; custos fixos e seus componentes; depreciação; cálculo de depreciação pelo método da linha reta e pelo método de Matheson ou da taxa constante de depreciação; juros e seguros; custos variáveis e seus componentes no uso de máquinas agrícolas; custo total e valor da hora/máquina no mercado; receita unitária e receita total por ano; análise de viabilidade econômica do empreendimento; ponto de equilíbrio econômico; cálculo de rentabilidade do empreendimento; e cálculo do custo total por hectare serão abordados no Curso.
-
Curso de Patologia de Sementes das Grandes Culturas de Soja e Milho (Curso - 2021 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Visa capacitar graduandos e graduados das áreas de Agronomia, Biologia, Técnicos Agrícolas e profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisas em sementes, para realizar análises de patologia de sementes das grandes culturas de soja e milho.
-
VII Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo da irrigação na cultura da cana-de-açúcar (Evento - 2021 - Bruna Mendes de Oliveira) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Resgate da cultura da flauta artesanal na Comunidade Quilombola do Levantado pela reintrodução de plantas de bambu (Projeto - 2021-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Pretende contribuir com o resgate da tradição de confeccionar e tocar flautas de bambu na Comunidade Quilombola do Levantado, no município de Iaciara, Goiás, mediante a reintrodução de plantas de bambu adequadas à confecção do instrumento em áreas da Comunidade.
-
VIII Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de Goiás - Influência do Clima na Produção de Cana-de-Açúcar (Evento - 2021 - Coordenação: Bruna Mendes de Oliveira) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.
-
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (Evento - 2021-2022 - Coordenação: Carlos Roberto Sette Junior) - A 6ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (VICBCTEM) tem por objetivo principal promover o intercâmbio de informações técnico-científicas e inovações tecnológicas entre stakeholders, academia e os principais players da indústria de base florestal e madeireira do Brasil. A coordenação geral do evento é da Universidade Federal de Goiás e espera-se: i) aumento da interação entre a universidade e a comunidade/sociedade florestal; ii) formação e capacitação de alunos de graduação e de pós-graduação, bem como de profissionais da área florestal; iii) divulgação de ideias e projetos entre os participantes de diferentes partes do Brasil; iv) interação entre professores, pesquisadores, estudantes e empresários do setor florestal; v) troca de experiências profissionais; vi) atualização e aprimoramento científico na temática do congresso.
-
IX Live do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo de variedades (Evento - 2021 - Coordenação: Bruna Mendes de Oliveira) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.