Laboratório de Leite e Derivados
O Laboratório de Leite e Derivados conta com estrutura voltada para o processamento. Assim, destina-se ao desenvolvimento e melhoria de processos e produtos. Por dispor de equipamentos de pequeno porte, torna mais barato e ágil o investimento em novos processos e produtos.
Além do processamento, abriga pesquisas envolvendo leite cru refrigerado, com foco no efeito da qualidade, e condições de produção no resultado final do produto, como qualidade, rendimento e vida de prateleira. Nessa linha, tem parceria com outros laboratórios e instituições para estudos de micro-organismos nativos do Cerrado e efeitos positivos ou negativos no leite e nos seus derivados.
Em extensão, o laboratório atua na melhoria de produtos e processos em fábricas; implantação de sistemas de gestão da segurança de alimentos (BPF, APPCC e outros); melhoria da qualidade e segurança do leite em propriedades rurais e no transporte; apoio na implantação de novas plantas industriais e legalização junto aos órgãos reguladores; bem como apoio aos produtores de queijos artesanais.
Alguns equipamentos disponíveis: pasteurizador a placas (capacidade de 100 a 500 L/h), centrífuga desnatadeira (até 500 L/h), homogeneizador de alta pressão (50 a 300 L/h), tanque automático para fabricação de queijos (até 200 L), tacho concentrador (até 150 L), cuter a vácuo (Stephan Geiger) para processamento de queijos cremosos (capacidade de 5 kg por batelada) e maturador para leites fermentados (até 300 L).
Docente Responsável: Celso José de Moura
Prédio: Engenharia de Alimentos