Weby shortcut
Marca da EA  - Escola de Agronomia
LogoPAT
Banner Serviços à Comunidade 1
Flyer Meu Amigo Inseto

Projeto de extensão “Meu amigo inseto: um novo olhar para a relação dos insetos com o homem”

Criada em 31/10/19 14:33. Atualizada em 31/10/19 16:29.

O projeto de extensão “Meu amigo inseto: um novo olhar para a relação dos insetos com o homem”, coordenado pela Professora Jaqueline Magalhães Pereira, objetiva demostrar a importância dos insetos para o homem e para o equilíbrio natural dos ecossistemas. A atividade é realizada com crianças (ensino infantil e fundamental) de escolas públicas e privadas, por meio de visitas de turmas de alunos ao Laboratório Didático de Entomologia da Escola de Agronomia da UFG. No laboratório, as crianças assistem apresentações orais e vídeos, bem como observam o comportamento de insetos vivos (colônias de formigas, colônias de cupins, baratas, bicho-pau, bicho-da-seda, abelhas e lagartas, dentre outros) e a diversidade dos insetos da coleção entomológica do laboratório. Esta atividade possibilita que as crianças vivenciem na prática a importância deste grupo animal e tenham um olhar diferente sobre os insetos, como animais indispensáveis ao equilíbrio natural dos ecossistemas.

 

Os insetos constituem cerca de 80% das espécies animais do planeta. Atualmente, são conhecidas cerca de um milhão de espécies. Constituem o grupo animal com maior diversidade na Terra e podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, desde regiões quentes até locais com temperaturas abaixo de zero. Este grupo desempenha um importantíssimo papel na natureza, pois atua na polinização, ciclagem de nutrientes, herbivoria, predação e parasitismo, decomposição e degradação de plantas e animais mortos. Algumas espécies têm importância econômica devido à produção de mel, cera, seda e corantes. Além disso, servem de alimento para vários animais, incluindo o homem. Algumas espécies são uteis para a medicina e, também, para pesquisas científicas. Por fim, podem ser utilizados como indicadores biológicos, devido ao fato de responderem rapidamente às mudanças ambientais. Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pelos insetos, eles são quase sempre lembrados como nocivos, e frequentemente chamados de pragas. A percepção da sociedade em relação aos insetos é associada a sentimentos de medo, nojo e desprezo. Logo, crianças que tenham uma percepção correta sobre os insetos serão adultos que respeitarão e valorizarão este grupo animal.

 

Local: Laboratório de Entomologia, Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Avenida Esperança s/n., Campus Samambaia, CEP: 74.690-900, Goiânia, GO.

 

Contatos para informações e agendamento de visitas:

Profa. Jaqueline Magalhães Pereira

E-mail: meuamigoinseto@gmail.com

Telefone: (62) 3521-1686 ou 3521-1677

Instagram: @meuamigoinseto 

 

Flyer Meu Amigo Inseto Foto Meu Amigo Inseto 1

Categorias: Notícia