Laboratório de Biomassa e Biogás (Gaslab)

O Laboratório de Biomassa e Biogás (Gaslab) foi criado em função de Projeto de Pesquisa apresentado à Capes (Edital nº 57/2013 - i-NoPa - Programa Novas Parcerias Integradas Capes/DAAD/GIZ) pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás - UFG (executor nacional), no Brasil, e na Alemanha pela Faculdade de Agronomia e Meio Ambiente da Universidade de Rostock, contando, ainda, com a participação do Centro de Pesquisa Helmholtz - UFZ (Centro Helmholtz para Pesquisa de Meio Ambiente) e do DBFZ (Centro Alemão para Pesquisa de Biomassa), ambos na cidade de Leipzig, e Instituto Federal de Goiás - IFG/Câmpus Goiânia. Permite atividades de pesquisa, ensino e extensão e propõe um trabalho conjunto com equipes interdisciplinares da UFG e do IFG.

As análises realizadas envolvem pesquisas de bioenergia a partir de biogás, usando substratos de resíduos diversos, inclusive da produção de bioetanol, isto dentro do conceito de biorrefinaria. Os produtos do processo apresentam diversas aplicações ambientais e energéticas, como fontes renováveis de energia, reduzindo gases de efeito estufa.

Desenvolve atividades de rotina relativas a análises químicas de macro e micronutrientes, além de outros elementos químicos de interesse agronômico, em amostras de biomassa e resíduos orgânicos, para fins de diagnose do potencial de produção de metano, além da análise de biofertilizantes, para fins de avaliação dos materiais corretivos e químicos empregados no âmbito das Ciências Agrárias. Apresenta banco de germoplasma de cana energia, capim elefante e capim-açu.

Dispõe de vários biorreatores [1, 50, 1.000 e 3.000 litros (piloto)], biodigestores tubulares e sertanejos, AMPTS II (equipamento que analisa o potencial de produção de biogás), analisadores de gás metano, destilador de nitrogênio, espectrômetros UV-visível, balanças de precisão, plasma IOS, fotômetros de chamas, pHmetros, condutivímetros, blocos digestores, capelas de exaustão, microdestiladores de nitrogênio, deionizadores e dispensadores automáticos 3000.

Docentes Responsáveis: Wilson Mozena Leandro e Joachim Werner Zang (IFGoiás)

Local: Espaço EDEM

Laboratório de Biomassa e Biogás (Gaslab)