Manejo Integrado de Pragas (MIP)
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) faz parte do Setor de Fitossanidade da Escola de Agronomia. Destina-se a pesquisas visando ao aprimoramento e integração de estratégias para o manejo de pragas agrícolas (MIP), com ênfase no controle biológico, uso de semioquímicos e estudos sobre a resistência de artrópodes-pragas a táticas de controle, buscando racionalização no uso de agrotóxicos e redução no impacto ambiental da atividade agrícola.
As atividades desenvolvidas abrangem ensaios no campo e em laboratório. No campo, são testadas estratégias de controle biológico associadas ao controle químico e efetuadas pesquisas sobre ecologia, bem como desenvolvidas metodologias de amostragem voltadas para as condições climáticas de Goiás e para a sua peculiar dinâmica agrícola, que, muitas vezes, contempla três safras por ano.
Conta com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar ensaios envolvendo o registro de defensivos agrícolas. Para tanto, foi adaptado para a coleta de resíduos de defensivos e armazenamento de produtos.
Apresenta a seguinte estrutura:
- Laboratório de Criação de Insetos
- Laboratório de Comportamento de Insetos
- Laboratório Didático de Artrópodes
- Área para manipulação de defensivos agrícolas
- Sala de triagem para recepção de material coletado no campo
- Três depósitos de insumos e equipamentos
- Casa-de-vegetação
- Duas salas de estudo (graduação e pós-graduação)
- Sala de reunião
- Dois gabinetes para docentes
Docentes Responsáveis: Cecilia Czepak e Karina Cordeiro Albernaz Godinho
Telefone: (62) 3521-1551