Drone EA

Escola de Agronomia da UFG desenvolve pesquisas com aeronaves de pulverização

Em 20/01/25 15:15. Atualizada em 20/01/25 15:23.

Projeto de pesquisa desenvolvido pelo Professor Arthur Gabriel Caldas Lopes e alunos de graduação, integrantes do Grupo Aplicado em Mecanização Agrícola da Universidade Federal de Goiás (GAMA/UFG), têm utilizado aeronaves não tripuladas e operadas por controle remoto para aplicações de produtos em áreas experimentais da Escola de Agronomia da UFG (EA/UFG).

As pesquisas foram iniciadas em 2024, após parceria firmada entre a EA/UFG e a Receita Federal do Brasil, representada pelo Delegado Titular, Sr. Djalma Alencar Lustosa Sobrinho, no qual duas aeronaves Dji Agras T20 e uma aeronave Dji Agras T40 foram doadas para a Unidade Acadêmica. As pesquisas em desenvolvimento têm o objetivo de indicar parâmetros da aplicação com drones e o potencial do uso em culturas graníferas, como soja e milho, bem como hortaliças.

A utilização de aeronaves remotamente pilotadas, comumente conhecidas como drones, na agricultura cresce anualmente de forma acelerada. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil apontam que 4.136 aeronaves de pulverização estavam registradas até março de 2024. O crescimento do segmento da aplicação aeroagrícola remota ainda carece de estudos que possam apontar e consolidar formas de uso, riscos e potenciais em condições ambientais distintas. Com este cenário, os membros do GAMA estão executando projetos de pesquisa para apresentação de trabalhos científicos no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Os primeiros resultados das pesquisas foram obtidos em novembro do ano anterior. Utilizando uma aeronave com atomizadores rotativos, foram avaliados os padrões de pulverização em três alturas de voo, 3, 4, 5 e 6 metros. O trabalho foi realizado em área experimental da EA/UFG, iniciando a utilização da aeronave.

 

Drone 1      Drone 2

Drone 3      Drone 4                       

Drone 5

Categorias: Notícia Notícias