Placa

Escola de Agronomia da UFG homenageia o Professor PETER ERNST SONNENBERG ao batizar prédio do Setor de Horticultura

Criada em 29/03/18 09:12. Atualizada em 02/04/18 08:53.

Placa

O Departamento de Horticultura (atualmente Setor de Horticultura) é um dos mais antigos da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Suas instalações físicas, no início, se resumiam a poucas salas para os docentes, as quais, atualmente, estão agregadas ao Setor de Engenharia de Alimentos e à área da Horta, com uma pequena edificação de alvenaria, para atender às demandas de aulas práticas, pesquisas e produção de hortaliças.

Em 1979, foi inaugurado o novo prédio destinado ao Departamento de Horticultura, contendo cinco salas para os docentes, uma sala para reuniões, uma sala para secretária, uma sala de aulas, uma sala para laboratório (atual Laboratório de Cultura de Tecidos) e uma sala para o almoxarifado. Existiam cinco docentes em 1979 e, atualmente, são sete docentes.

Em 2012, foi concluída a construção de um prédio, na área da Horta, para atender às necessidades de instalação de novos laboratórios, devido às novas demandas do Setor de Horticultura.

Naquele mesmo ano, o Conselho Diretor da Escola de Agronomia aprovou a propositura apresentada pela Professora Eli Regina Barboza de Souza, que consistiu em nomear o novo prédio homenageando o docente PETER ERNST SONNENBERG, pioneiro na Escola de Agronomia e respeitado nacionalmente como professor e pesquisador da área de Olericultura, aposentado compulsoriamente em 2007. A Administração Superior da UFG, por meio de ofício encaminhado ao Diretor da Escola de Agronomia, anulou a decisão do Conselho Diretor, invalidando a homenagem.

Após sua aposentadoria, o Professor PETER ERNST SONNENBERG foi agraciado com o Título Honorífico de PROFESSOR EMÉRITO da Universidade Federal de Goiás, em 31 de agosto de 2007.

O assunto referente à denominação do novo prédio do Setor de Horticultura, em homenagem ao emérito Professor, foi tratado em reunião do Conselho Diretor da EA realizada no dia 11 de outubro de 2017, quando foi apresentada proposta do Professor Jácomo Divino Borges, tendo sido aprovada sua denominação oficial tomando emprestado o nome do Professor PETER ERNST SONNENBERG.

O ato final consistiu na fixação da placa alusiva ao evento na parte interna do prédio, em março de 2018.

Categorias : NOTÍCIA