A edição de 2013 da Agro Centro-Oeste Familiar irá acontecer no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, entre 12 a 15 de junho de 2013. A maior feira de exposições da agricultura familiar da região reforça a parceria entre diversas instituições da região em favor da consolidação e desenvolvimento dos agricultores familiares do Centro-Oeste brasileiro.
O evento é composto por feira de produtos artesanais e alimentícios, cursos, seminários, minicursos, debates, apresentações de projetos de pesquisa, exposição de insumos agrícolas de baixo custo, além de shows e apresentações culturais.
A Embrapa Arroz e Feijão é uma das parceiras da Agro Centro-Oeste desde sua criação, em 2002, e participa do acontecimento expondo tecnologias, equipamentos, além de ministrações cursos, oficinas e palestras. Neste ano o Centro de Pesquisa de Goiás vai expor as trilhadoras, abanadoras, inoculantes de feijão e trichograma para milho que podem ser utilizados pelo agricultor familiar.
Também serão exibidos mostruários de insetos nocivos à lavoura, amostras de sementes certificadas e exposição da usina de beneficiamento de sementes, além da pesquisa com seringueira e floresta. Haverá, ainda, no estande da Embrapa, degustações de doces e salgados à base de arroz e feijão, exposições de hortaliças tradicionais e sistemas de manejo de leite.
Outra atividade no estande do Centro de Pesquisa de Goiás será a exibição de vídeos sobre Dias de Campo na TV, seminários sobre sistema agroflorestais – SAFs em comunidades de agricultura familiar e os minicursos na cozinha experimental.
Parceria
Apoiam e são parceiras do evento as seguintes instituições: Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte: Embrapa