Banner Serviços à Comunidade 1

Grupos de Pesquisa

Atualizado em 15/02/19 07:56.
Grupo de Estudos Agronômicos em Grãos e Algodão (Geagra) - Objetiva ampliar e aprofundar os conhecimentos práticos e teóricos da cadeia de produção das grandes culturas do agronegócio brasileiro. Conduz trabalhos de pesquisa e experimentos, reuniões e visitas técnicas, além de promover cursos e palestras.

Presidente: Guilherme Rodrigues de Sousa (soousaguilherme@gmail.com)
Vice-Presidente: Mariana de Paiva Manso (mary.1207@hotmail.com
Professora-Orientadora: Patrícia Pinheiro da Cunha (patriciapinheiro@ufg.br)

Site: https://geagraufg.wordpress.com/

Grupo de Estudos Aplicados em Hortaliças (GEAH) - Tem como objetivo capacitar futuros profissionais para o mercado na a área de hortaliças, integrando discentes de graduação e pós-graduação, bem como promovendo experimentos, reuniões, visitas técnicas, cursos e eventos, destinando seu foco, principalmente, a culturas como tomate, milho doce, pimenta, alface, rúcula, alho, abóbora, plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e cultivo em hidroponia, além de agregar parcerias com empresas privadas e outros grupos da Escola de Agronomia.

Discente: Rodrigo de Melo Bussons (geah.eaufg@gmail.com / rodrigomelo411@gmail.com)
Docente: Abadia dos Reis Nascimento (nascimentoufg@gmail.com)

Facebook: https://www.facebook.com/geah.ufg

Grupo de Estudos em Melhoramento de Plantas (GEMP) - Reúne discentes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e profissionais interessados em atividades relacionadas à Genética e Melhoramento de Plantas. Tem por objetivo conduzir pesquisas científicas na área de Melhoramento de Plantas e discutir temas relevantes para a área, bem como difundir conhecimento por meio de apresentações de palestras, minicursos, seminários, simpósios, dias de campo e publicações científicas. Atualmente, conduz experimentos principalmente com as culturas de arroz, milho e feijão.

Discentes:
Marcela de Souza Lopes (marcelalopes.ufg@gmail.com)
Luma Mariano Cascão (lumamarianoagr@hotmail.com)

Grupo de Estudos em Processamento de Orgânicos Alimentícios (GEPOA) - Tem por finalidades: desenvolver o estudo, pesquisa e extensão voltados ao processamento de alimentos orgânicos; oferecer orientação ou assessoramento técnico a potenciais processadores de alimentos orgânicos; fomentar maior conhecimento prático sobre alimentos orgânicos aos estudantes participantes; promover o desenvolvimento pessoal de seus componentes e permitir que os mesmos assumam o protagonismo de sua formação; executar trabalhos em rede e parcerias com outros grupos de estudos e entidades que trabalhem com alimentos orgânicos, de maneira a participar, direta ou indiretamente, da expansão dos processados orgânicos em Goiás; facilitar a inserção dos participantes no mercado de alimentos orgânicos e auxiliar no desenvolvimento sustentável da comunidade, por meio de suas atividades associadas à formação de profissionais conscientes.

Coordenadora: Leylane Silva (leylane811@gmail.com)
Vice-Coordenadora: Raquel Neves (raquelrneves@hotmail.com)
Diretora Geral: Natália Rocha de Souza (nataliapeteng@gmail.com)

Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas (EuGeM) - Objetiva a produção e difusão de material intelectual para o aprimoramento técnico-científico da comunidade acadêmica interessada no campo da Genética e Melhoramento de Plantas, com ênfase nas linhas de pesquisa em Genética e Genômica de Plantas, Melhoramento Genético e Conservação de Espécies, no âmbito de espécies cultivadas e nativas do Bioma Cerrado, presentes neste agrossistema-alvo. A atuação do EuGeM frente à comunidade acadêmica objetiva a implementação de plataformas de produção e difusão de conhecimento, tais como a apresentação de palestras, minicursos, seminários, simpósios e materiais bibliográficos.

Discente: Leonardo Levorato Freire (leolfreire@hotmail.com)
Docente: Patrícia Guimarães Santos Melo (pgsantos@gmail.com)

Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (NEP) - Destina-se a congregar profissionais e estudantes, tendo por finalidade promover o constante treinamento e aperfeiçoamento nas áreas de conhecimento relacionadas ao paisagismo e floricultura. Assim, é responsável pela realização de diversos eventos voltados à comunidade em geral, pesquisas científicas e, ainda, elaboração de projetos paisagísticos.

Presidente: Hugo Silva Pereira (nepufg@gmail.com)
Coordenadora: Profª. Larissa Leandro Pires
Subcoordenadora: Profª. Renata Alves de Aguiar

Rede Bambu Goiás - Reúne pesquisadores, produtores, empresários, artesãos e admiradores da cultura do bambu, que se dedicam à pesquisa e desenvolvimento desta cultura no estado de Goiás.