Rafael Battisti

Setor:  Engenharia de Biossistemas

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9350992609794419

Programação Semanal de Atividades: 2024/1

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, RS, e mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, Piracicaba, SP, com realização de doutorado sanduíche na Universidade da Flórida, Gainesville, EUA, desenvolvendo projetos de pesquisas na área de Agrometeorologia e Fitotecnia, com ênfase em modelos de simulação de produtividade de soja e manejos para redução do risco climático no Brasil. Ministra disciplinas sobre o clima e os cultivos do Cerrado, agrometeorologia e modelos de simulação de produtividade. Desenvolve projetos voltados para o aumento da resiliência de cultivos agrícolas a adversidades climáticas, como déficit hídrico e mudança climática no Cerrado.

Mídia:

1. Impactos do El Niño na produção de alimentos (Jornal da Manhã da Jovem Pan - 2023)
  2. El Niño pode afetar produção agrícola brasileira (Jornal da Manhã da Jovem Pan - 2023)
  3. Como as estações meteorológicas auxiliam no planejamento agrícola(Agricultura de A a Z - 2023)
  4. Aumentar produtividade da soja é essencial para para não elevar desmatamento (Revista FAPESP n° 322 - 2022)
  5. Como atingir produtividades maiores a cada safra (PODCAST - #153 - AGROTALK - Climatempo Meteorologia)
  6. Estudo Mostra como Aumentar 36% da Produção de Soja sem Desmatar Mais Terras (Reportagens - Jornal Opção - 2022)
  7. Mudanças Climáticas: Agricultura de Baixo Carbono Pode Reduzir Eventos Extremos (Mundo UFG - TV UFG - 2022)
  8. La Niña, de Novo!: Projeção de Terceira Safra sob Influência do Fenômeno (Folha do Noroeste - 2022)
  9. Estratégias de Manejo para Reduzir Perdas por Déficit Hídrico (4ª Reunião da Ridesa Goiás - 2022)
  10. Serviços Agrometeorológicos e a Agricultura irrigada (Papo Irriga #14 - 2022)
  11. Introduction to Climate Change (Collaborative Online International Learning - COIL - Sinclair College and Universidade Federal de Goiás - 2021)