Banner Érico

Prof. Érico de Campos Dianese destaca a importância da pesquisa no desenvolvimento do campo

Criada em 28/05/20 08:03. Atualizada em 28/05/20 08:09.

O Professor da Escola de Agronomia da UFG, Érico de Campos Dianese, discorreu sobre a relevância da pesquisa científica para se encontrar soluções contra patógenos e desenvolver tecnologias agrícolas, na reportagem "Ciência no combate aos vírus do agro", da Revista Campo, edição maio/2020. De acordo com Érico, as fitopatologias são diversas e vão variar conforme períodos e condições, por isso defende investimento contínuo em pesquisas como prioridade.

Érico destaca que o investimento contínuo em pesquisas auxilia no uso de áreas inadequadas, seja em razão de uma nova técnica que permita o desenvolvimento agronômico dessa área ou pelo desenvolvimento de mecanismos de proteção de plantas por meio do melhoramento genético, transgenia e edição e manipulação de genes.

Nesse sentido, em uma de suas pesquisas, o Prof. Érico desenvolveu um marcador biológico capaz de identificar tomateiros resistentes ao vírus-do-vira-cabeça. Esse estudo possibilitou identificar novos genótipos de tomateiros resistentes a esse vírus por meio do melhoramento genético e da transgenia. Atualmente, Érico dedica seus estudos a viroses de cana-de-açúcar e arroz, e também a viroses de plantas arbóreas nativas.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui

Foto Érico