Weby shortcut
Marca da EA  - Escola de Agronomia
LogoPAT
Banner Serviços à Comunidade 1
Livro Mogno-africano

Professores e alunos da Escola de Agronomia da UFG são coautores em publicação nacional sobre mogno-africano

Criada em 08/10/19 16:10.

A Embrapa Florestas acaba de lançar o livro “Mogno-africano (Khaya spp.): atualidades e perspectivas do cultivo no Brasil”, editado por Cristiane Aparecida Fioravante Reis, Edilson Batista de Oliveira e Alisson Moura Santos, com a coautoria de inúmeros pesquisadores do Brasil, dentre eles professores e alunos da Escola de Agronomia da UFG, que elaboraram os seguintes capítulos:

 

- Aspectos legais quanto ao plantio de mogno-africano na propriedade agrícola - Sybelle Barreira;

- Políticas públicas voltadas para o plantio de mogno-africano - Sybelle Barreira;

- Zoneamento edafoclimático do mogno-africano (Khaya ivorensis) para o Brasil - Derblai Casaroli, Flávio de O. Rosa, José Alves Júnior, Adão Wagner Pêgo Evangelista, Bárbara V. de Brito, Diogo Silva Pena, Rafael Battisti e Márcio Mesquita;

- Irrigação e crescimento inicial do mogno-africano (Khaya ivorensis) em ambiente de Cerrado - José Alves Júnior, Adão Wagner Pêgo Evangelista, Derblai Casaroli, Márcio Mesquita e Rafael Battisti;

- Softwares para manejo de precisão e análise econômica de mogno-africano, em plantios puros e em ILPF - Edilson B. de Oliveira, Andressa Ribeiro, Antônio C. F. Filho, Cristiane A. F. Reis e Sybelle Barreira.

 

O mogno-africano (Khaya spp.) apresenta elevado potencial madeireiro, sendo reconhecido mundialmente como madeira nobre. Sua utilização é vasta, sendo empregado desde a fabricação de móveis de luxo até a construção civil e naval.

 

As diferentes espécies de mogno-africano são originárias de várias regiões africanas, mas seu plantio tem crescido nos últimos anos no Brasil, ultrapassando 37 mil hectares em 2018.

 

O cultivo dessa espécie tornou-se uma alternativa de renda e de diversificação para a atividade agrícola, auxiliando na recuperação de áreas degradadas. A partir deste cultivo crescente, surgiu a necessidade de sintetizar e disponibilizar informações técnicas para auxiliar no planejamento e tomada de decisão por produtores florestais e instituições responsáveis pela liberação de crédito, dentre outros. Assim, foi elaborado o livro “Mogno-africano (Khaya spp.): atualidades e perspectivas do cultivo no Brasil”. Os temas abordados incluem a caracterização das espécies; usos e perspectivas de mercado; aspectos legais e políticas públicas; zoneamento edafoclimático e irrigação; aspectos silviculturais; crescimento, produção e propriedades da madeira; doenças e insetos; softwares para manejo; e certificação florestal.

 

O livro pode ser acessado na íntegra no seguinte link: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1112698/mogno-africano-khaya-spp-atualidades-e-perspectivas-do-cultivo-no-brasil 

 

Livro Mogno-africano

Categorias: notícias