Banner Serviços à Comunidade 1
Prêmio Algodão

Aluno de doutorado da Escola de Agronomia da UFG tem pesquisa premiada no “12º Congresso Brasileiro do Algodão”

Criada em 02/09/19 11:59. Atualizada em 02/09/19 12:13.

Saulo Muniz Martins, discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia/UFG, sob orientação do Professor João Batista Duarte e dos pesquisadores Marc Giband (Cirad, França) e João Luis da Silva Filho (Embrapa Algodão), teve pesquisa derivada de sua tese premiada como o melhor trabalho científico da área no “12º Congresso Brasileiro do Algodão”. Como recompensa, recebeu um passaporte para participar da “World Cotton Research Conference”, no Egito, em 2020.

O trabalho, destacado pela inovação científica para a cotonicultura, permitiu conhecer a variabilidade genética em caracteres do sistema radicular do algodoeiro, com foco em suas aplicações para o desenvolvimento de cultivares tolerantes à seca. A pesquisa, conduzida em plataforma de rhizotrons, permitiu identificar padrões de crescimento de raízes com maior aptidão para o cultivo do algodoeiro sob condições de deficiência hídrica ou escassez de fósforo. Também possibilitou a identificação de marcas moleculares, em nível de DNA, associadas a tais caracteres; o que facilita e permite antecipar a seleção de genótipos promissores. Artigos científicos derivados da tese estão em fase de submissão e publicação nos periódicos “BMC Plant Biology” e “Scientia Agricola”.

Mais informações:

Saulo Muniz Martins