Banner Serviços à Comunidade 1
Banner Filme

Professora da Escola de Agronomia da UFG dirige filme sobre fiandeiras

Criada em 26/02/19 10:09.

Documentário “Conversa Fiada” traz à cena o legado de 15 mulheres, mestras no ofício do algodão e na resiliência da vida

Fruto de dois anos de pesquisa, em parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o filme “Conversa Fiada”, dirigido por Dinalva Ribeiro e Diego Zanotti, percorre a linha das fiandeiras, tingideiras e tecedeiras do Vale do Urucuia, sertão de Minas Gerais, também cenário da saga “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Lá estão sediadas as estruturas remanescentes da produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil.

O documentário aborda a história de 15 mulheres fiandeiras deste Brasil profundo, que encontram no tear o resumo da trama inteira da existência. Mulheres camponesas, sertanejas e protagonistas de um mergulho pelas questões atuais de igualdade e diversidade de gênero, na busca pela potência de ser mulher no mundo de hoje. Mulheres que rompem o silêncio histórico e opressor para se autoafirmarem vivas e "prazeradas", fazendo ruir e cair por terra as estruturas dominantes - terra esta vermelha, sanguínea, onde brotam os algodões e de onde nasce o princípio de toda a potência declarada por elas: o tissume!

O filme faz ecoar a voz e o desabafo, a resignação e a prontidão afirmativa dessas mulheres na busca de si. É um respeito declarado, um silêncio marcado e uma narrativa que não apresenta vítimas, mas, sim, protagonistas. Assim calamos para que elas falem!

O documentário tem 30 minutos e pode ser assistido, na íntegra, no endereço:

Informações e contatos:

Direção: Dinalva Ribeiro e Diego Zanotti