Balanço Hídrico

Acumulado de chuva registrado na Escola de Agronomia fica 19% abaixo da média histórica

Criada em 05/06/18 08:59.

Balanço Hídrico

O acumulado histórico de chuva na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, GO, é de 1.503 mm para o período chuvoso. Já neste último ano, entre julho/2017 e maio/2018, o acumulado registrado foi de 1.211 mm.

Tais índices são registados diariamente na estação agrometeorológica da Escola de Agronomia e representaram um valor 19% menor que a média histórica. Esse monitoramento levanta um alerta à baixa disponibilidade hídrica para o período seco que acaba de se iniciar.

Além disso, ao considerarmos os últimos cinco anos, apenas o período chuvoso de 2013/2014 obteve registro de chuvas superior à média. Considerando-se todo esse período, a chuva acumulada está 14% abaixo da média histórica.

Para a temperatura do ar, destacam-se os valores baixos que ocorreram no período de maio/2018. Na Escola de Agronomia, foi registrado o valor de 4,38°C, no dia 21/maio/2018, às 06:00 h.

Mais informações, incluindo a evapotranspiração potencial, temperatura do ar, umidade relativa do ar, condição atual e futura para o fenômeno ENOS Oscilação Sul, bem como risco de incêndio, podem ser obtidas no Boletim Agrometeorológico disponibilizado no link a seguir: https://www.agro.ufg.br/up/396/o/Boletim_Ed_especial_Junho_2018.pdf.

Dúvidas, esclarecimentos e sugestões podem ser enviadas para o Prof. Dr. Rafael Battisti pelo e-mail battisti@ufg.br.

Categorias : NOTÍCIA