Mosca-da-haste-da-soja Capa

Mosca-da-haste-da-soja (Melanagromyza sojae) é detectada no Cerrado brasileiro

Criada em 18/05/18 14:58. Atualizada em 18/05/18 15:25.

O grupo de pesquisa liderado pela professora Cecilia Czepak, da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, detectou, em áreas de tiguera de soja, a mosca-da-haste-da-soja (Melanagromyza sojae) (Diptera - Agromyzidae). Esta praga estava restrita ao Sul do Brasil, e nenhum relato deste inseto em áreas de Cerrado havia sido feito até o momento. Um artigo científico sobre esta primeira ocorrência está sendo submetido à revista Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT), no qual estarão descritos os detalhes sobre a sua presença na região.

Fiscais da Agrodefesa de Goiás, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram acionados para a fiscalização da área e destruição imediata das plantas afetadas, e já estão no campo fiscalizando outras áreas da região.

Mosca-da-haste-da-soja