LogoAgroCulturalFinal
Estação

EA-UFG aprova recurso para pesquisa sobre o uso racional da água

Criada em 19/04/18 15:23. Atualizada em 19/04/18 15:26.

Estação

A Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG) aprovou recurso de 534 mil reais para o projeto "MANEJO DE IRRIGAÇÃO DA CULTURA DE TOMATE INDUSTRIAL NO ESTADO DE GOIÁS", que visa ao uso racional da água.

O projeto tem como objetivo fazer o diagnóstico do uso da água de irrigação na produção de tomate industrial em Goiás, em áreas de pivô central, e propor um método de manejo de irrigação adaptado à cultura, com o auxílio de software/aplicativo que ajude o irrigante a decidir quando e quanto irrigar. Será oferecido, ainda, um curso de capacitação aos produtores, quanto ao uso racional da irrigação em suas lavouras.

O trabalho será realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos do Cerrado (NUCLIRH-EA-UFG), coordenado pelos professores Adão Wagner Pego Evangelista, Derblai Casaroli, José Alves Júnior, Marcio Mesquita e Rafael Battisti, em parceria com a Embrapa, FAEG e CARGIL, e contará com as seguintes etapas:

Etapas 1 e 2: Quantificar o atual uso da água para a cultura do tomate, a fim de identificar possíveis desperdícios/faltas. Para isso, serão mensuradas as quantidades de água utilizadas atualmente pelos produtores e comparadas às quantidades recomendadas para atender as necessidades hídricas da cultura;

Etapas 3 e 4: Experimentos com 2 tratamentos (manejo do produtor x manejo recomendado) serão realizados;

Etapa 5: Elaboração de um software computacional contendo o programa de manejo de irrigação da cultura do tomate, sendo que este apresentará uma interface de fácil entendimento e manuseio, para ser operado pelo próprio produtor rural;

Etapa 6: Curso de capacitação e operação do aplicativo/software.

Categorias : NOTÍCIA